CONTATO@ULOCK.COM.BR

LIGUE 11 2279-8000

Conheça as vantagens de terceirizar a logística do seu e-commerce

Como empresário, você deve estar atento a tudo que pode gerar mais eficiência para o seu negócio. E empreender no mundo digital por meio de um e-commerce exige esforço redobrado. Afinal, o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, e estar sempre atento às oportunidades de otimização pode ser não apenas um caminho de diferenciação e lucratividade, mas também uma questão de sobrevivência.

Descubra neste artigo como você pode terceirizar a operação logística do seu e-commerce e como isso pode representar uma escolha excelente para a saúde do seu negócio.

Antes de mais nada, vamos relembrar tudo o que envolve a logística para um e-commerce

Mesmo que você já esteja imerso no dia-a-dia de uma operação de e-commerce, é fundamental retomarmos todas as etapas que envolvem a logística deste tipo de negócio. De forma resumida, podemos dizer que ela é composta por cinco etapas. Sendo:

Armazenamento de mercadorias

Tudo começa quando o fornecedor lhe entrega a mercadoria. A partir daí, sua gestão logística começa. É necessário um espaço seguro, adequado e organizado para manter tudo armazenado de forma a otimizar tanto o espaço quanto a organização para dar velocidade no processo de separação (picking), assim como no inventário de estoque.

Separação (Picking)

Etapa também conhecida como picking, envolve o processo de separação dos produtos assim que um novo pedido é aprovado. Logo, organização é fundamental, pois os produtos devem estar identificados e localizados fisicamente e sistematicamente de forma correta para garantir a velocidade necessária neste processo para que a entrega ocorra dentro do prazo esperado pelo cliente final.

Conferência

Processo em que é conferido item a item de cada um dos pedidos para checar se os pedidos foram separados corretamente. Esta etapa exige muita atenção e é fundamental para que não ocorra envios equivocados.Embalagem (Packing)

Após a separação, os produtos devem ser embalados de forma a evitar que ocorra qualquer tipo de dano durante o transporte, isto sem esquecer da importância de encantar o cliente final. Este processo pode ser o mais demorado entre as etapas, então é necessário conciliar velocidade com eficiência.

Transporte

Após o pedido estar embalado e separado, ele é entregue a transportadora responsável pelo seu transporte para ser entregue ao seu destino final.

Agora sim: vamos falar da terceirização da logística do seu e-commerce

E se você pudesse se preocupar com questões mais estratégicas ao invés de ficar preocupado com o estoque, separação e embalagem de pedidos? Mesmo com uma equipe só pra isso, você teria que contratar, gerenciar e ainda dispor de um espaço físico adequado.

Felizmente, hoje já existem empresas altamente especializadas em logística para e-commerce. Estas empresas dispõem de sistemas avançados, espaço físico e pessoal treinado para cuidar da logística enquanto você dá foco no negócio.

O que é possível terceirizar na logística de um e-commerce?

A resposta para esta pergunta é: praticamente tudo! Veja:

– Estoque: desde o recebimento das mercadorias até o espaço onde os produtos ficam estocados pode ser terceirizado, tirando de você preocupações como conferência, controle, manutenções de prédio, segurança e afins. Você pode optar por contratar um serviço somente para isso e a ULOCK possui opções sob medida para e-commerces, com espaços de armazenamento seguros, limpos e organizados.

– Separação, conferência e embalagem (packing): estas etapas também podem ser terceirizadas. Neste caso, a empresa, além de receber as mercadorias do seu fornecedor, já faz a conferência e a organização do estoque. A partir daí, através de tecnologias integradas ao seu e-commerce, inicia-se a separação e conferência coletores e leitores que geram transparência e eficiência. No processo de embalagem seu  e-commerce pode usar os próprios insumos, ou os insumos podem ser contratados direto da empresa responsável pela terceirização deste processo. Na ULOCK você conta com um serviço altamente especializado em logística para e-commerce que oferece tudo isto para você.

– Transporte: estabelecer contratos com transportadoras, realizar o transporte até cada uma delas e receber suas coletas demandam tempo, esforço e investimento. Ao contar com uma empresa especializada, todo este processo é otimizado, com contratos que oferecem vantagens em termos de custo e prazo, além do ganho de velocidade nas postagens e economia de tempo e esforço das empresas de e-commerce.

E quais as vantagens de se terceirizar a logística de um e-commerce?

Em um primeiro momento você já ganha escala, pois poderá crescer com velocidade sem a necessidade de investimentos elevados para garantir espaço e estrutura para gerenciar um estoque cada vez maior. Além destes investimentos serem elevados, eles representam um alto risco caso a demanda projetada não se concretize, comprometendo o fluxo de caixa da sua operação e podendo prejudicar investimentos vitais em outras áreas como compras de mercadorias e marketing.

Outra grande vantagem é o ganho em eficiência, pois seu e-commerce contará com o que melhor existe em termos de tecnologia, treinamentos e experiência no segmento de logística, sendo um grande diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.

Além destes pontos citados, com mais tempo disponível, foco e energia para pensar e executar estratégias vencedoras, seu e-commerce irá decolar! Aqui na ULOCK, temos soluções logísticas para e-commerce que atendem desde pequenas a grandes operações. Entre em contato conosco e descubra como a escolha de terceirizar a logística do seu e-commerce pode estar mais perto do que você imagina!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados