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Separação de pedido

O que fazer para evitar erros na separação de pedido? Confira

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A separação de pedido é um dos processos logísticos que possui papel estratégico na operação de um e-commerce, dado que erros nessa etapa prejudicam a imagem de uma empresa, pois impactam diretamente a experiência de compra, assim como a satisfação do cliente.

Isso porque entregas de produtos errados ou com avarias  resultam no aumento do volume de trocas e devoluções, resultando em retrabalho, perda de tempo e prejuízo financeiro.

Os números não deixam mentir. Enquanto mais brasileiros realizam compras online – 88% segundo estudo realizado pelo IDC encomendado pela Infopi – os e-commerces enfrentam problemas com pós-venda, pois até 90% de devoluções poderiam ser convertidas em novas compras e isto não acaba acontecendo.

Então você deve estar se perguntando: É possível evitar erros no processo de separação de pedidos? É exatamente sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo.

Tenha uma logística eficaz

O primeiro passo para evitar erros na separação de pedido é ter uma logística eficaz. Você que empreende no mercado online sabe, mais do que ninguém, o quanto isso é essencial para o bom andamento do negócio. Mas mais do que uma logística que funcione, é importante entender cada etapa do processo logístico para saber onde é necessário aprimoramento.

Todas as etapas da logística são fundamentais para o bom andamento de uma loja online, mas a separação de pedido é uma das atividades mais complexas, porque é nesse momento que possíveis falhas podem acontecer. Os erros mais comuns são:

  • Separação de produtos incorretos
  • Separação da quantidade errada de produtos
  • Troca de dados
  • Falta de atenção em relação às datas de vencimento de determinado produto
  • Não realização de conferência dos produtos separados

Esses são alguns equívocos que podem acontecer durante a separação de um pedido. Por isso, nesta etapa, é importante criar uma lista de todos os itens que precisam ser separados e, utilizar esta lista para conferir se os itens que foram separados estão de acordo com os constantes na lista de separação.

O ideal é que seja utilizado um sistema que possibilite realizar a etapa de conferência através de leitores de código de barras, para garantir maior assertividade. Porém, caso não seja viável financeiramente este investimento em tecnologia, seria adequado alocar um colaborador diferente na conferência em relação àquele que fez a separação do pedido para garantir um maior nível de atenção.

Outra etapa importante é o empacotamento dos produtos – etapa também conhecida como packing. Esse processo acontece após a conferência e impacta diretamente na satisfação do cliente, pois este pode se surpreender de maneira negativa ao ter em mãos um produto amassado ou quebrado. Quanto mais os pacotes forem frágeis ou estejam em más condições, maiores são as chances do produto sofrer alguma avaria durante o transporte, então, caso o e-commerce não tome os devidos cuidados com a qualidade da embalagem, a integridade dos produtos pode ser prejudicada durante o transporte.

Algumas dicas importantes para essa etapa:

  • Utilizar caixas estruturadas (se possível de papelão ondulado)
  • Utilizar embalagens adequadas para o tamanho do produto, para que o mesmo não se movimento durante o transporte e possa sofrer avarias
  • Usar insumos adequados para embalar produtos que sejam mais frágeis
  • Lacrar as embalagens para que resistam durante o transporte

Um centro de distribuição inteligente contribui para a separação de pedidos

Os erros operacionais podem ser evitados se o centro de distribuição contar com um layout inteligente, tecnologia e equipamentos adequados que viabilizem um controle de estoque assertivo.

A disposição das estruturas de armazenagem junto das mercadorias conforme o mix e o giro dos itens, bem como os períodos sazonais, torna as rotinas de expedição e inventários mais práticas e funcionais.

Fazer o uso de esteiras, carro shuttle, push-back e dinâmico agilizam as entradas e saídas de materiais, além disso, facilitam a localização dos objetos de maneira mais rápida, fazendo melhor aproveitamento do espaço.

Além disso, é primordial que haja integração de sistemas, já que a tecnologia contribui para que os processos de expedição sejam mais confiáveis e transparentes. Sistemas como o WMS (Warehouse Management System), criado para o cotidiano do armazém, podem fazer interface com outras tecnologias que conectem a logística ao financeiro e a área de compras, por exemplo.

A ferramenta, inclusive, promove o controle na gestão de distribuição, contribuindo para a produtividade e evitando possíveis erros no fluxo de entrada e saída de mercadorias.

Terceirização de logística é uma solução

Como podemos ver, as principais funções nos processos logísticos são uma boa administração do fluxo dos produtos que chegam para a produção e coordenação das entregas para os consumidores. Coordenar todas essas etapas exige demanda de tempo e dinheiro que poderiam ser investidos em áreas que poderiam gerar resultados em um espaço de tempo menor.

Ao longo desse artigo você pode perceber que falhas nesse sistema podem acarretar em prejuízos financeiros e uma péssima experiência com o cliente, tendo como consequência perda de credibilidade perante os clientes, resultando no enfraquecimento da marca.

Mas tudo isso pode ser evitado se seu e-commerce apostar na terceirização logística. Empresas especializadas nesse setor têm conhecimento e utilizam de ferramentas tecnológicas que aumentam a produtividade e reduzem os riscos de falhas.

A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, por exemplo, cuida de todo o processo de picking e packing de e-commerces. Ela fica responsável por receber a mercadoria dos fornecedores, fazer a conferência e catalogar no estoque. Através da ferramenta WMS, a empresa faz a separação e conferência dos produtos que foram comercializados. E o melhor: os empresários podem acompanhar e avaliar todas as etapas de forma remota.

Além disso, a ULOCK conta com armazéns sob medida para o tamanho ideal do estoque. Sem taxa adicional, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança e catalogado por meio de conferência de código de barras, o que proporciona agilidade na separação dos pedidos.

Até o transporte da sua mercadoria pode ser realizada pela ULOCK. Como a empresa negocia um grande volume direto com as transportadoras, é possível conseguir valores menores de frete que podem, inclusive, serem repassados para o cliente como um benefício, diferenciando a sua marca diante dos concorrentes.

Quer mais dicas de como reduzir erros em logística? Então leia o nosso artigo: Aprenda como diminuir os erros de logística com três dicas simples.

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