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Reduzir custos logísticos

É possível reduzir custos logísticos e melhorar a experiência dos seus clientes

O atual momento impactou severamente a economia mundial. A pandemia causada pela Covid-19 refletiu diretamente nas operações comerciais, interrompendo-as e colocando toda a população em isolamento e quarentena. Nesse sentido, muitas empresas que vendem online passaram a reduzir custos logísticos a fim de sobreviver ao momento.

É importante destacar que as mudanças ocasionadas pela pandemia forçaram as pessoas a mudarem hábitos e rotinas. E, no caso das empresas, muitas foram obrigadas a rever custos e orçamentos, fazendo com que empresários de e-commerce entendessem, ainda mais, a importância de uma boa gestão dos custos logísticos como forma de economia.

E sim, é possível reduzir custos logísticos. E te explicamos como a partir de agora.

Qualquer falha na operação de logística, mesmo que pequena, pode acarretar em prejuízo, comprometendo assim a saúde financeira do seu negócio.

Para que você proteja sua empresa desse prejuízo, é essencial entender que qualquer  alteração nos processos logísticos de uma empresa exige um planejamento detalhado e minucioso, visando garantir a qualidade e a eficiência de todo processo da operação.

Para realizar uma redução de custos logísticos, é importante identificar quais processos podem ter o orçamento mais enxuto e fazer cálculos com os processos mais significativos, como armazenagem, estoque, processamento de pedidos e administrativo. Um corte de custos sem avaliar seus impactos pode ter consequências desastrosas.

A saber, aqui no Brasil o custo logístico consome mais de 12% do PIB, de acordo com levantamento realizado pelo Ilos (Instituto de Logística e Supply Chain). De acordo com a CNT (Confederação Nacional do Transporte), em comparação com os Estados Unidos, por exemplo, que é de 8%, o valor é bem alto. E boa parte disso equivale com os custos de transporte (6,8%), seguido de estoque (4,5%), armazenagem (0,9%) e administrativo (0,5%).

Decisões erradas podem prejudicar o negócio

Não ter um planejamento logístico adequado e eficiente pode (e vai) impactar diretamente nos resultados da empresa. Por isso o setor deve estar preparado e analisar todas as possibilidades para evitar que isso aconteça. Ou seja, muita responsabilidade.

Então a equipe responsável por este planejamento precisa rever os contratos com as transportadoras, mesmo que para isso precise fazer novamente o processo de seleção, desenvolvimento, capacitação e investimentos para que a missão e os valores destes prestadores sejam os mesmos que os seus. Parece um passo para trás, mas é essencial que isto aconteça para colher frutos no futuro.

Aliás, sabendo que  se alguma dessas ações forem tomadas de forma equivocada em relação logística de matéria-prima, estoques, cargas e mercadorias, tais erros podem acarretar em consequências como:

– Atrasos nas entregas.

– Avarias ou validade vencida de produtos entregues aos clientes;

– Equívocos ou trocas de produtos enviados aos clientes;

– Crescimento nos indicadores de sinistralidade (roubos, furtos e acidentes)

– Ineficiência de investimentos em marketing, comunicação, reputação e marca que podem ter sido totalmente em vão;

– Insatisfação de clientes

Não é isso que você deseja para sua empresa, correto? Com certeza o reflexo disso é algo que você não quer: queda de eficiência, qualidade, produtividade e resultados.

O que significa reduzir custos logísticos?

Que fique bem claro que reduzir custos logísticos não tem nada a ver com corte nos investimentos. Então não adianta dizer “não estou investindo neste momento em determinada coisa porque estamos reduzindo os custos da empresa”.

Mesmo porque, alguns custos na verdade são investimentos que poderão, futuramente, diminuir despesas ou trazer maiores retornos, resultando em lucros para o seu negócio.

Outro ponto importante que muitas vezes não é observado é que para aumentar os lucros é preciso aumentar a produtividade. E quando a redução de custos e o aumento da produtividade estão estrategicamente alinhadas, sua empresa terá um resultado positivo.

É possível fazer mais com menos

Use a tecnologia ao seu favor e, claro, a favor de sua equipe. O negócio é investir em produtos e softwares que otimizam os processos logísticos. Este investimento se paga depois de alguns meses, com a automatização de processos. Se os ganhos que um sistema traz para a logística são bem maiores do que o valor investido, isso quer dizer que o ROI (retorno sobre o investimento) é positivo.

O ROI é uma forma de enxergar exatamente quais serão os retornos obtidos com um projeto. Fazendo isso é possível para analisar o que será realmente um investimento e não só mais um gasto.

Você sabe elaborar o ROI? Te explicamos! Considere todos os custos que a sua logística tem hoje e como eles podem ser minimizados. Não esqueça de incluir os valores em dinheiro e quanto os gastos que geralmente ficam ocultos, como a mão de obra para tarefas manuais, por exemplo.

Identifique quais são os maiores problemas e dificuldades para você e sua equipe no cotidiano, nas tarefas diárias.  Trabalhos manuais, repetitivos e demorados que podem ser automatizados, enquanto seus funcionários alinham esforços em estratégias voltadas ao que necessita de inteligência e sabedoria humana.

Vamos te dar alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas:

Visualize toda a análise através de gráficos. Com um bom Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS) você pode gerar gráficos claros e precisos que vão facilitar suas análises e as tomadas de decisão.

Roteirização de entregas,  este trabalho pode ser feito através de um TMS, o que vai economizar nos custos e nas horas de trabalho.

Utilize um sistema de gestão logística para realizar o rastreamento das entregas. Estas informações devem estar disponíveis para que todos os envolvidos, assim como os clientes, possam acessá-las a qualquer momento.

Controle as ocorrências das entregas através de um TMS, disponibilizando sites para o acompanhamento das ocorrências, onde as pessoas responsáveis podem interagir para a obter resoluções de forma ágil.

Armazene comprovantes de entrega em um sistema de forma organizada para acessá-los com agilidade em caso de necessidade.

Como aplicar essas melhorias no meu e-commerce?

Na ULOCK você não precisa se preocupar com recebimento, armazenagem, manuseio e expedição. Concentrar todos os processos em uma empresa reduz os custos e otimiza o planejamento logístico de forma confiável e garantida.

Encontre as melhores soluções, entre em contato conosco e saiba mais!

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Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

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Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

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