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Rastreamento de carga

Rastreamento de carga como diferencial competitivo para seu e-commerce

O rastreamento de carga é uma questão importante do processo logístico de empresas de e-commerce. Não apenas a rapidez com o que seu produto irá chegar, mas também a rastreabilidade da encomenda é essencial para quem pretende vender ou já vende online, fornecendo em tempo real as informações do produto para o cliente final.

Compartilhar essas informações permite que os clientes saibam que a empresa que vendeu o produto é confiável e profissional, elementos cruciais para a retenção de clientes e crescimento do seu negócio no meio online.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcomm), 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online entre o segundo e terceiro trimestre de 2020.

Esse dado nos mostra que, se por um lado há uma parcela da população que já está mais habituada a comprar online, há também milhões de brasileiros que estão descobrindo esse universo apenas agora – e por isso, ferramentas que aumentam a confiabilidade como o rastreamento da entrega em tempo real podem impactar tanto nos resultados.

Para esses consumidores, saber onde está sua encomenda ajuda a minimizar a ansiedade, diminuindo a necessidade das empresas de e-commerce de investir em áreas de atendimento para esclarecer dúvidas sobre entrega da encomenda, por exemplo.

É importante destacar que, à medida que varejistas de todos os tamanhos competem com gigantes do setor, as expectativas dos clientes aumentam significativamente. Além da expectativa de receber as entregas rapidamente, há também a necessidade de saber exatamente quando suas compras chegarão.

O que é rastreamento de pedidos no e-commerce?

O rastreamento de pedidos de comércio eletrônico permite que você monitore todos os seus pedidos e remessas online com atualizações frequentes do  status do pedido, além de data estimada de entrega.

Estes mecanismos desempenham um papel fundamental na experiência do cliente, permitindo que os compradores saibam o que esperar de sua entrega e, isto se aplica mesmo em casos de atrasos.

Além do e-mail, muitas empresas também fazem essa comunicação sobre o status do envio do produto via WhatsApp, rede social que o consumidor costuma olhar com mais frequência.

3 razões para fornecer rastreamento de carga

Fornecer rastreamento de carga é considerado um serviço essencial para toda empresa de e-commerce, seus benefícios são tanto para as empresas como para os clientes finais.

Reduzir custos

Sim, lidar com as reclamações ou dúvidas dos clientes é muito caro a longo prazo. A partir de certo ponto, você precisará contratar alguém, terceirizar o atendimento ao cliente, usar um bot ou sistema para responder a cada reclamação individual. Se você não fizer isso, as avaliações de seus clientes serão prejudiciais.

A boa notícia é que, com o rastreamento de cargas, há um número significativamente menor de consultas. Uma vez implementado, todas as informações de rastreamento são fornecidas automaticamente ao seu cliente. E, caso ocorra algum problema, você pode pesquisar facilmente todos os seus pedidos para encontrar o que precisa.

O rastreamento de pedidos automatiza o processo sem criar nenhum trabalho extra para as empresas, colocando menos carga sobre as equipes de suporte ao cliente – e isso tudo sem comprometer a qualidade. Ao economizar tempo e dinheiro, você tem mais recursos para investir em outros métodos de melhoria da experiência do cliente.

Atender às expectativas dos clientes

Os clientes esperam por isso, em um cenário de compras online cada vez mais competitivo. Ter um sistema de rastreamento de pedidos de comércio eletrônico em funcionamento é obrigatório se sua marca não quiser perder negócios para os grandes varejistas.

Se você não puder fornecer o nível de serviço esperado, você dificilmente fidelizará esses consumidores. Ao fornecer rastreamento de carga você oferece o que seus clientes desejam, atendendo as suas expectativas. Com isso, é mais provável que eles te deem uma boa avaliação, comprem de você novamente ou indiquem a sua loja.

Ter mais controle sobre o cumprimento de prazos

Não, seu trabalho não está concluído depois que a caixa foi embalada e entregue às mãos das transportadoras. O trabalho só finaliza quando chega nas mãos do consumidor!

Ao rastrear a remessa, você mantém mais controle sobre o processo de atendimento do pedido e pode resolver rapidamente quaisquer problemas que surjam com facilidade. Sem um sistema, informações importantes de rastreamento podem ser perdidas, resultando em um acúmulo de e-mails de clientes insatisfeitos.

A aquisição de clientes é muito importante, mas a maior parte do seu faturamento vem de clientes fiéis que continuam comprando mais de você. A estratégia certa de atendimento de comércio eletrônico pode ajudar a minimizar problemas, bem como aumentar o valor da vida útil dos consumidores.

Em resumo: o rastreamento de cargas vai aumentar o lucro do seu e-commerce!

O rastreamento de cargas é mais um atributo da área logística que impacta diretamente o resultado do seu negócio. Como outras melhorias na logística do seu negócio, apesar de terem um grande impacto nos seus resultados, tais mudanças podem ser custosas ou demoradas para serem implementadas.

Como alternativa a um alto investimento de tempo e dinheiro para melhora dos processos logísticos, existe a terceirização logística (fulfillment). Quer conhecer mais sobre este assunto e descobrir como ela pode ajudar a alavancar os resultados do seu e-commerce? Acesse o artigo abaixo:

“O que é o fulfillment e como ele pode fazer o seu e-commerce crescer”.

Se você se interessou, saiba que aqui na ULOCK nós somos especialistas em fulfillment, atendendo desde pequenas até grandes operações, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia. Saiba mais!

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