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Preço de frete

É possível oferecer preço de frete e prazo de entrega competitivos?

Início » Blog » É possível oferecer preço de frete e prazo de entrega competitivos?

Oferecer aos seus clientes as melhores taxas de frete e envio é essencial em um ambiente altamente competitivo como o de e-commerce. Ninguém quer que os clientes passem por todos as etapas da jornada de compra para, no momento crucial, abandonarem o carrinho por conta do preço de frete, correto?

Por isso, você deve buscar tornar a logística um diferencial competitivo, mesmo com isto sendo um desafio.  Uma pesquisa da ABComm, divulgada em 2019, mostra que 65,9% dos gastos logísticos foram com frete e os 34,1% restantes se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e com manuseio (14,8%).

Ou seja, é necessário um alto investimento de tempo e dinheiro, porém isto não é suficiente para resultar em um bom resultado. Antes, o que eram detalhes, se tornaram fatores determinantes para finalizar uma compra: valor do frete e tempo de entrega.

Mesmo que você e seus funcionários façam tudo o que estiver ao alcance para separar, conferir, embalar e despachar o produto assim que uma venda chegar, ainda há o prazo da transportadora para realizar o transporte e realizar a entrega em boas condições, ou seja, é normal ficar apreensivo tanto com o envio, como com o prazo de entrega, pois parte do processo está fora do seu controle.

A transportadora desempenha um papel muito importante na formação da experiência do cliente e como ele acaba se sentindo em relação ao seu negócio, pois ele atrela a prestação de serviços da transportadora diretamente à sua marca. Abaixo nos listamos algumas boas práticas que ajudarão a tornar a logística um diferencial competitivo do seu e-commerce.

Alguns pontos essenciais

Crie uma melhor experiência para o cliente e defina informações claras com sua estratégia de envio. Ao fazer isso, você garantirá que os clientes tenham uma experiência consistente e positiva quando fizerem compras com você. Lembre-se de ser transparente sobre qualquer coisa que possa atrasar os pacotes de seus clientes – embora isso não deva acontecer, somente em casos raros e isolados.

Outro ponto é tentar sempre aumentar o valor médio do seu pedido. Para isso, crie promoções e ofertas relacionadas ao preço de frete, como as de frete grátis acima de determinado valor. Essa é uma excelente maneira de incentivar os compradores a comprarem mais, aumentando efetivamente o valor médio do pedido.

Ofereça também opções diferenciadas, como a escolha por determinada transportadora e tempo de entrega – como é o caso do envio econômico, que costuma ser um pouco mais demorado, porém mais barato, e o envio expresso, que é mais caro, porém mais rápido. Dê também a opção de retirada na loja caso seja possível para o seu negócio.

Como determinar o custo de envio e melhorar o preço de frete

Existem três categorias de custos de envio que descreveremos abaixo. Cada um tem vantagens e desvantagens, e cabe a você decidir qual é o melhor para sua empresa e seus clientes. Não existe uma resposta única e é por isso que você deve avaliar o que é melhor para o seu negócio.

Frete Calculado

O envio calculado é a maneira mais fácil de calcular o preço de frete. Para obter o valor, meça o peso e as dimensões do seu pacote. O valor do frete é calculado com base nas características do produto e na localização do cliente, esta é maneira mais assertiva e praticada no mercado.

Frete fixo

O frete de taxa fixa é aquele onde você cobra um preço de frete fixo, independentemente da forma, peso e tamanho. Com esse método, os clientes podem comprar o quanto quiserem, pagando apenas uma taxa que é definida por você, a empresa.

É uma escolha popular entre as pequenas empresas porque é conveniente e confiável.  Para grandes empresas com desafios lógicos mais significativos, não é o método mais adequado.

Para oferecer um serviço de frete fixo, você deve calcular o custo médio de frete para toda a empresa.

Frete grátis

O frete grátis parece ser oferecido pela maioria dos varejistas e por um bom motivo. Os consumidores adoram frete grátis e pode ser uma ótima maneira de aumentar as vendas. O varejista deve tomar muito cuidado ao adotar esta estratégia, pois um erro de cálculo pode significar em um grande prejuízo.

Para oferecer frete grátis, há duas opções:

– Inclua o custo de envio no preço de lista do produto, potencialmente tornando o produto mais caro do que os concorrentes

– Absorva o custo de envio e reduza as margens 

Escolha da transportadora 

Depois vem o próximo passo: escolher uma transportadora. É preciso pesquisar as condições de serviço, taxas, tipos de prazo oferecidos, estrutura da frota e outros detalhes pertinentes. Como já dito acima, não apenas o valor é importante, como também o prazo de envio, qualidade da entrega e transparência no rastreio das entregas.

Para os consumidores, saber onde está sua encomenda ajuda a minimizar a ansiedade, diminuindo a necessidade das empresas de e-commerce de investir em áreas de atendimento para esclarecer dúvidas sobre entrega da encomenda, por exemplo.

É importante destacar que, à medida que varejistas de todos os tamanhos competem com gigantes do setor, as expectativas dos clientes aumentam significativamente. Além da expectativa de receber as entregas rapidamente, há também a necessidade de saber exatamente quando suas compras chegarão. 

Já pensou em terceirização de logística? 

Essa pode ser a virada de chave para o seu negócio. A terceirização logística consiste em delegar as tarefas logísticas para uma empresa especialista no assunto. Ela ficará responsável em receber o produto, armazenar e fazer a separação, conferência, empacotamento, assim como o despacho do produto à transportadora.

Dentre algumas das vantagens, podemos destacar:

Redução de custos

Baixo investimento

Otimização de processos

Aproveitamento do know-how da empresa

Utilização de tecnologia e sistemas modernos

Possibilidade de focar no seu negócio

Conheça a ULOCK

Na ULOCK, você pode terceirizar todas as etapas, incluindo o que tange frete e envio.

É possível, por exemplo, deixar sob sua responsabilidade o recebimento da mercadoria pelo seu fornecedor, a armazenagem, o manuseio da mercadoria, expedição, gestão do estoque e até entrega otimizada.

A sua mercadoria é recebida pela ULOCK, conferida e armazenada em boxes feitos sob medida para o seu estoque. Atrelado a tecnologias de gestão integradas ao seu e-commerce, a empresa faz a separação e conferência de cada produto vendido.

Na sequência a sua mercadoria passa para o processo de embalagem que pode ser feito com os próprios insumos ou serem contratados direto da empresa responsável pela terceirização.

Na ULOCK você também pode terceirizar o transporte do seu produto. E as vantagens são interessantes, já que a empresa consegue negociar o frete já que trabalha com um grande volume de mercadorias direto com as transportadoras. Com isso você consegue ganhar tempo, esforço e economia de dinheiro.

Quer saber mais? Entre em contato!

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