CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Ulock
  • Logística
  • Escritórios
  • Self Storage
  • Contato
  • Blog
  • área do cliente
Pós-venda

Boas práticas para o pós-venda do seu e-commerce

Início » Blog » Boas práticas para o pós-venda do seu e-commerce

Uma das grandes falhas de quem possui um e-commerce é focar apenas nas estratégias de atração e conversão de vendas, esquecendo-se da importância garantir uma boa experiência de pós venda.

É no processo de pós venda que você garante a manutenção e a fidelização dos novos clientes, afinal, é nessa fase que a loja virtual demonstra, de fato, a sua preocupação e o seu respeito em relação aos consumidores da sua marca.

Entendendo o significado de pós-venda

Antes de tudo é preciso entender o conceito de pós-venda. Todo acompanhamento e contato feito com o cliente a partir do momento que ele realiza a compra são consideradas estapas do estágio de pós venda. Essas ações têm como objetivo fortalecer o relacionamento com o cliente por meio de suporte, sanando dúvidas e solucionando possíveis contratempos.

Envio de e-mails ou avisos sobre o andamento da entrega da mercadoria, bem como os códigos de rastreamento, são apenas algumas das ações que devem fazer parte do pós-venda, assim como esclarecer dúvidas e prestar auxílio em caso de troca ou devolução.

Se você mantiver o contato com o seu cliente após a efetivação da compra, tenha certeza que seu e-commerce obterá diversos benefícios, como por exemplo:

  • Construção de relacionamento como cliente
  • Fidelização do público que possui interesse na sua marca
  • Estímulo a realizar novas compras
  • Fortalecimento da marca

Sem contar que clientes satisfeitos fazem a melhor propaganda para qualquer negócio: o famoso “boca a boca”. Ou seja, os seus consumidores certamente indicarão a sua loja virtual de maneira positiva para novos compradores.

A seguir, confira as principais dicas de como você pode melhorar ou colocar em prática o seu pós-venda:

Crie canais de comunicação com seus cliente

Uma das principais ações no pós-venda, como já deu para perceber até aqui, é se manter disponível para o seu cliente. De que forma? Disponibilizando canais de comunicação que sejam ágeis para que seu cliente consiga entrar em contato da forma que ele preferir.

A tecnologia tem facilitado bastante o contato entre compradores e vendedores, desde aplicativos de relacionamento, como o WhatsApp, até chats e e-mails. Uma boa prática é diversificar os canais de contato para que seu cliente possa escolher em qual deles quer acionar sua empresa.

É importante que esses canais estejam disponíveis em lugares visíveis da sua loja virtual para que o cliente encontre facilmente quando precisar. Porém, de nada adianta oferecer canais de comunicação se você deixar o cliente esperando. É crucial que você responda o mais breve possível, sendo sempre cordial e tentando solucionar o problema.

Outra dica ainda relacionada à comunicação é disponibilizar as principais dúvidas e questionamentos dos seus clientes nas plataformas de diálogo. Conhecidas como FAQs (Frequently Asked Questions) que traduzidas significam Questões Frequentemente Perguntadas, funcionam muito bem com os consumidores.

O importante é não abandonar o consumidor depois da compra. Dê todo o suporte necessário.

Estimule novas compras

Um pós-venda bem estruturado sabe usar as informações do cliente ao seu favor, estimulando futuras compras. Oferecer descontos ou cupons promocionais exclusivos é uma excelente estratégia, assim como a divulgação de produtos similares ou complementares da compra que o cliente já efetuou.

Essas informações podem ser enviadas por e-mail, WhatsApp ou até mesmo pelo perfil da rede social, caso a compra tenha sido efetuada por lá.

Quem não fica feliz em pagar menos por um produto, não é mesmo? Aproveite!

Implemente o marketing de relacionamento

Depois da compra efetivada lembre-se de enviar um e-mail como forma de agradecimento pela preferência. Além disso, manter o bom relacionamento com o cliente faz toda diferença no negócio. Mensagens especiais de aniversário, Natal, Ano Novo além de fazer seu cliente lembrar da sua empresa, todo mundo ama se sentir especial.

No pós-venda é possível, inclusive, incluir as pesquisas de satisfação em sua estratégia de vendas. Pedir a opinião do seu cliente a respeito do produto é uma forma de você saber o que é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Afinal, o ponto de vista do cliente é uma das melhores formas de orientar o seu negócio sobre a satisfação e toda a experiência de compra dele.

Sem contar que as avalições positivas reforçam a boa reputação do seu negócio, aumentando as chances de vender mais.

Garanta a entrega do produto correto ao cliente

Uma das maiores desconfianças de quem compra pela internet é ter a certeza de que receberá o produto que foi adquirido, uma vez que o cliente não consegue checar as características e o estado da mercadoria antes de receber em casa.

Por isso é importante descrever o produto no site da maneira mais fiel possível, adicionando informações precisas e verdadeiras, com os pontos importantes para a decisão da compra. Quanto mais informação, menores serão as dúvidas em relação ao produto, ou seja, menor será a necessidade de interação por parte do cliente antes de realizar a compra.

Proporcionar a melhor experiência ao cliente é uma forma de conquistar mais credibilidade para o seu e-commerce, aumentando as chances de fidelização e novas compras.

Invista em uma boa logística

Para que todo o pós-venda aconteça de maneira eficiente, é importante que os processos logísticos sejam eficientes e transparentes, afinal, a entrega da mercadoria é uma das etapas que integra a experiência do cliente com o seu negócio e, quanto melhor a experiência de recebimento do cliente, melhor ele avaliará a sua marca.

Em um mercado tão dinâmico e acirrado como é o virtual, saem na frente as empresas que entendem a importância de otimizar as etapas do setor de logística. E a terceirização desses processos é o caminho para quem busca alavancar as vendas e oferecer um pós-venda de qualidade sem investir grande quantidade de tempo e dinheiro.

A ULOCK é um exemplo de empresa especializada na terceirização de logística. Trata-se de um ecossistema completo para lojas virtuais, que disponibiliza desde armazéns sob medida para o tamanho do seu estoque, até taxas de fretes atrativas por negociar grandes volumes de mercadoria com as transportadoras.

Na ULOCK, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança e catalogado por meio de conferência de código de barras que proporciona agilidade na separação dos pedidos.

Todo o processo de packing também é realizado pela ULOCK. A empresa recebe o produto do fornecedor, faz a conferência e cataloga no estoque. Através da ferramenta WMS (Warehouse Managment System) é feita a separação e conferência dos produtos que foram comercializados, e os empresários acompanham e avaliam as estapas emtempo real e de forma remota.

Quer mais dicas de como tornar o seu e-commerce mais lucrativo? Então leia o nosso artigo.

Conheça mais sobre a ULOCK! Temos soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Mais vistos

Logística integrada

O que é logística integrada e quais são os benefícios para seu e-commerce

19 de maio de 2022
E-commerce de moda

E-commerce de moda: como aumentar a retenção de clientes

10 de maio de 2022
Carrinho abandonado

Carrinho abandonado: veja 5 dicas para evitar perda de vendas

5 de maio de 2022
Fulfillment

Saiba quando o fulfillment é a solução mais indicada para o seu negócio

11 de abril de 2022
Veja Também

Posts Relacionados

Logística integrada

O que é logística integrada e quais são os benefícios para seu e-commerce

Uma boa gestão dos processos logísticos é imprescindível  para garantir a saúde do seu e-commerce, afinal, falhas nesse sistema podem acarretar em prejuízos financeiros e

E-commerce de moda

E-commerce de moda: como aumentar a retenção de clientes

O custo atual para se reter um cliente pode ser até 40% mais baixo do que conquistar um novo. Além disso, os consumidores recorrentes são

Carrinho abandonado

Carrinho abandonado: veja 5 dicas para evitar perda de vendas

Um dos desafios de quem empreende no mercado de e-commerce é lidar com o carrinho abandonado. Segundo estudo Barilliance, que reúne centenas de pesquisas, a

Fulfillment

Saiba quando o fulfillment é a solução mais indicada para o seu negócio

Nos últimos dois anos, o volume de compras pela internet cresceu significativamente devido a pandemia da Covid-19. Esse cenário contribuiu para uma expansão imensa do

Abandono de carrinho

Como evitar o abandono de carrinho

O abandono de carrinho figura entre os maiores desafios de quem empreende no mercado virtual. Segundo o estudo Barilliance – atualizado em 2020 e que

Crescimento de e-commerce

A digitalização de processos a favor do crescimento de e-commerce

Cumprir os prazos determinados e entregar o produto corretamente é fundamental para a fidelização do consumidor e para o aumento das vendas, porém, para possibilitar

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO

ULOCK

Assine nossa newsletter

PARCEIROS

Parceiro ULOCK
Parceiro ULOCK
Parceiro ULOCK
Parceiro ULOCK

ULOCK | Self Storage · Coworking · Full Hub

Rua Clímaco Barbosa, 700

Cambucí - São Paulo - SP - CEP 01523-000

Telefone: +55 (11) 2279 8000

ULOCK

© ULOCK 2020 - Todos os direitos reservados

Agência DwOne