CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Processo logístico

Entenda como a terceirização pode otimizar seu processo logístico

Em um mercado em plena ascensão, está mais do que evidente que os hábitos dos consumidores estão mudando e exigindo entregas cada vez mais assertivas e rápidas, criando a necessidade de um processo logístico otimizado.

Autalmente o atraso nas entregas ainda é o maior desafio das lojas virtuais, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Diante deste cenário, as empresas têm investido muito tempo e dinheiro em operações logísticas de qualidade para evitar possíveis falhas nos processos, garantindo assim a melhor experiência ao cliente. A importância desta experiência ser positiva é cada vez mais crucial,  dado que o aumento da competitividade do mercado elevou significativamente o custo de aquisição de novos clientes, fazendo dessa a forma mais eficiente de garantir clientes recorrentes.

Somente em 2020, as vendas online cresceram 41%, atingindo um faturamento de R$ 87,4 bilhões, segundo o relatório Webshoppers da Ebit|Nielsen e do Bexs Banc. Dada a escala dessa oportunidade, voltamos a ressaltar que cada detalhe do processo logístico, do pedido à entrega, deve ser realizado da melhor forma possível para garantir a satisfação dos seus consumidores.

 

Quais etapas do processo logístico devem ser otimizadas?

 

Agora que estabelecemos o impacto do processo logístico na entrega dos produtos, e consequentemente na reputação de um e-commerce, é importante entender que todas as etapas desta cadeia devem ser realizadas de forma eficiente e transparente. Os processos conhecidos como picking e packing, por exemplo, que são realizados após a conclusão da compra, são complementares e essenciais para garantir uma boa experiência ao consumidor.

Traduzindo do inglês, o termo picking significa ‘’escolhendo’’, ou seja, ele está relacionado à separação do estoque de acordo com as demandas. Essa separação pode ser realizada de diversas formas, dependendo do setor e da escala do e-commerce.

Esse processo merece bastante atenção, afinal, ele é crucial para que o cliente receba exatamente o que pediu e em perfeita condição. Além de meticuloso, o picking deve ser eficiente e rápido, tendo em vista que entregar a mercadoria o mais rápido possível deve ser a meta de qualquer e-commerce que deseja se destacar no meio.

A outra parte do processo logístico que destacaremos hoje é o packing, ou seja, a embalagem dos produtos. Assim como o picking, existem muitos tipos de packing, mas o objetivo final de todos é garantir a integridade do produto até seu destino final, assim como impactar positivamente o receptor da compra.

Agora que já sabemos um pouco mais sobre o processo logístico, já dá para imaginar o quanto essas tarefas exigem atenção, organização e, sem dúvidas, uma quantidade considerável de mão de obra, além dos investimentos em  treinamento adequado para que os colaboradores entendam os conceitos e a importância do passo a passo no processo dos pedidos, principalmente se o foco for na eficiência.

 

Terceirizar o processo logístico pode ser a solução?

 

Se você acredita que seu e-commerce enfrenta desafios nessas etapas, este é o caminho certo para o seu negócio. Afinal, a terceirização do processo logístico tem se tornado tendência no mercado nos últimos anos.

Se aliar a uma empresa especializada em logística com profissionais com amplo conhecimento e alta tecnologia pode ser o salto que você precisa para alavancar o seu e-commerce e conquistar uma boa reputação no seu segmento.

Você pode terceirizar todas as etapas do processo logístico, desde o armanezamento das mercadorias até o despache para o cliente final, o que inclui as etapas de picking e packing, que se beneficiam muito de um gerenciamento de estoque eficiente.

Além do know how, essas empresas aliam a automação em todos os processos que contribuem para reduzir custos e possíveis erros. A ULOCK, por exemplo, é um ecossistema completo para lojas virtuais, que além de oferecer soluções para que sua logística seja terceirizada, conta com tecnologias que otimizam todas as etapas.

Com o sistema  WMS (Warehouse Management System) (linkar o artigo: Chega de excel! Conheça a ferramenta perfeita para fazer o controle de estoque do seu e-commerce) a ULOCK controla os estoques através de leitores de código de barras e propicia ao cliente uma visão em tempo real de todo o ciclo de suas mercadorias dentro do armazém, do recebimento ao envio para o cliente final.

No processo de picking e packing o código de barras é fundamental, já que os itens são colocados no estoque conforme a conferência de leitores e organizados de acordo com a unidade de manutenção do seu estoque, agilizando assim a separação e embalagem da mercadoria e minimizando possíveis falhas.

Quer saber mais sobre automação nos processos logísticos? Então leia este artigo: A importância da tecnologia em logística de e-commerce

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.

Saiba mais sobre a ULOCK e tire suas dúvidas!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

E-commerce lucrativo

Como tornar um e-commerce lucrativo

Tornar um e-commerce lucrativo é um dos grandes desafios para quem empreende no meio virtual, embora as notícias sejam bastante positivas para este mercado. Em

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO