CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Crescimento de e-commerce no Brasil

As distrações que impedem o crescimento de e-commerce no Brasil

O mercado eletrônico no Brasil tem alcançado níveis nunca vistos antes. A pesquisa realizada pela Neotrust mostra que houve continuidade no aumento de vendas online no primeiro trimestre de 2021, depois de mais de um ano da chegada do vírus da Covid-19 no país, que ocasionou o “boom” de compras em lojas virtuais. Ainda assim, há muitas distrações que impedem o crescimento de e-commerce no Brasil e é sobre este assunto que vamos falar neste artigo.

Ser um empresário de e-commerce exige dedicação e empenho em muitos setores que, se não bem administrados, podem prejudicar todo o negócio. Já falamos muitas vezes por aqui que a experiência positiva de um cliente vai muito além da venda, portanto, é preciso se atentar a todos os processos logísticos e a entrega da mercadoria. Com tantas preocupações em gerenciar todas essas etapas, o empresário acaba não dedicando tempo naquilo que ele mais sabe fazer: planejamento e estratégias para vender ainda mais.

Portanto, é mais do que essencial delegar responsabilidades. Isso é mais do que normal em qualquer empresa, mas para negócios online, essa necessidade se faz ainda mais presente. O mercado de e-commerce exige quase a perfeição para que se mantenha competitivo, e com isso vem a preocupação de que todas as frentes sejam bem executadas. Uma das principais é a logística.

 

Logística é aliada para o crescimento do e-commerce no Brasil

 

A logística é primordial em qualquer negócio, mas para as lojas virtuais ela é mais do que essencial, principalmente quando pensamos no consumidor. Baseado na rapidez com que os produtos são entregues, as condições e a maneira como os imprevistos são solucionados, o comprador forma sua opinião sobre o negócio.

Porém, este setor ainda é um desafio para empresários do mercado eletrônico. Uma pesquisa da ABComm, divulgada em 2019, mostra que 65,9% dos gastos logísticos foram com frete e os demais 34,1% se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e com manuseio (14,8%).

Ou seja, alto investimento de tempo e dinheiro nesta etapa, que nem sempre garantem o resultado esperado. Antes, o que era considerado detalhe, hoje se tornou fator determinante para finalizar uma compra: o valor do frete e o tempo de entrega.

Por isso, cada vez mais os e-commerces estão deixando que empresas especializadas em processos logísticos administrem esta etapa da venda. Atualmente há empresas no mercado que trabalham de maneira organizada e com ferramentas de gestão que otimizam todas as etapas, além disso, elas contam com uma infraestrutura que levaria anos de investimento para ser alcançada.

Portanto, se habituar à terceirização da logística pode ser a chave para o crescimento do e-commerce no Brasil.

 

Como a terceirização da logística pode contribuir para o seu e-commerce?

 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a terceirização da logística se tornou tendência no mercado, sendo nada mais do que delegar as tarefas para uma empresa que já tenha experiência no ramo. Esta empresa ficará responsável por receber o produto, armazenar, fazer a separação e o transporte da mercadoria.

Mas é importante contratar uma empresa que tenha conhecimento em processos logísticos. Geralmente, as especializadas agregam no negócio ativo e tecnologias que contribuem para otimizar as etapas.

A terceirização da logística permite, inclusive, que todas as etapas sejam delegadas para uma empresa especializada. Veja algumas das soluções:

 

Estoque

 

A empresa especializada em terceirização fica responsável pelo controle do estoque do e-commerce. Esta etapa contempla o recebimento das mercadorias, estrutura para estocar os produtos, entre outras ações que vão poupar o empresário de realizar conferência, controle do seu estoque. Além disso, gera uma importante economia, porque não é necessário investimento na manutenção do prédio, segurança, funcionários, etc.

A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, conta, por exemplo, com armazéns sob medida para atender a demanda necessária do estoque. Os boxes variam entre 4,5m² a mais de 100m². Sem taxa adicional, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança e catalogado por meio de conferência de código de barras que proporciona agilidade na separação dos pedidos.

 

Packing

 

Todo o processo de separação, conferência e embalagem, crucial para que a experiência do cliente seja a mais positiva possível, pode ser terceirizado. Conhecido como packing, essas etapas são gerenciadas por ferramentas tecnológicas que otimizam a separação e a conferência dos produtos após serem vendidos.

Na ULOCK, os empresários conseguem acompanhar e avaliar as etapas de forma remota, por meio da tecnologia WMS (Warehouse Managment System).

 

Transporte

 

Ao optar pela terceirização, até o transporte do produto para o cliente passa a ser de responsabilidade da empresa especializada. Com isso, o empresário consegue, além de fretes mais competitivos, a garantia de que o consumidor receberá a mercadoria dentro do prazo estipulado.

A ULOCK, por exemplo, entra em contato com a transportadora designada para realizar a entrega, ou até mesmo os Correios. Este processo é feito com condições vantajosas de frete devido ao grande volume que a empresa negocia direto com as transportadoras.

Ter todas essas condições que são ofertadas por empresas especializadas em terceirização de logística custaria um alto valor de investimento por parte do e-commerce, além de um grande período de dedicação para que todos os processos acontecessem de maneira eficaz. Com isso, o empresário acabaria não tendo tempo de focar em estratégias e planejamento de vendas.

Portanto, a terceirização da logística é uma grande aliada para o crescimento do e-commerce no Brasil. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o artigo “O que impede o crescimento do e-commerce no Brasil?”.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, sefl storage, coworking, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO