Ao passo que o mercado de e-commerce se expande, o monitoramento de carga transparente tem se tornado essencial para que o cliente feche a compra, afinal, o atraso ou extravio das mercadorias estão entre os maiores problemas enfrentados ao se adquirir produtos pela internet.
Só para se ter uma ideia, enquanto as queixas em relação a isso não passavam de 216 entre março e junho de 2019, o número saltou para 1.151 em igual período em 2020, segundo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). É claro que não deixa de ser uma consequência do aumento de vendas por conta da pandemia da Covid-19, quando as pessoas se viram obrigadas a ficar mais tempo dentro de casa.
Nos últimos dois anos, 37% das pessoas passaram a comprar no e-commerce, segundo a pesquisa “Tendências do e-commerce para 2022”, realizada pelo Opinion Box junto da Bornlogic, sendo que 24% afirmaram que a pandemia foi a principal razão que os motivaram a comprar online, além disso, os resultados mostram que 49% pretendem comprar ainda mais pela internet ao longo de 2022.
Os desafios para ter um monitoramento de carga eficiente
Antes da pandemia, boa parte das entregas era feita no modelo B2B (business-to-business), ou seja, para outras empresas como supermercados e lojas.
Com o aumento das compras em lojas virtuais e as pessoas dentro de suas casas por conta do vírus, as empresas viram como oportunidade realizar vendas e entregas diretamente ao cliente final, no modelo B2C (business-to-consumer). O aumento do fluxo de entregas demanda um maior controle e transparência total, de forma que, sem estas qualidades, o processo resultará em atrasos ou falhas.
Outro ponto é que as empresas faziam o transporte apenas para outras organizações, ou seja, elas estavam acostumadas a trabalhar apenas com veículos de grande porte e grandes volumes, e após o boom, se depararam com o desafio de realizar entregas fracionadas diretamente ao consumidor final.
Esta mudança no perfil demanda o uso de veículos menores e mais leves nas áreas urbanas, portanto, muitas empresas precisaram terceirizar o transporte das mercadorias para atender a esse público, poupando custos com a aquisição e adaptação a veículos apropriados para este tipo de entrega.
Além disso, a terceirização no transporte de cargas foi uma maneira que as empresas encontraram para reduzir custos com os setores, sendo a logística um dos principais alvos de cortes. Ao terceirizar o transporte foi possível transformar custos fixos em variáveis, sem ter de se preocupar com combustível, manutenção de veículos, taxas de transporte, entre outros.
A tecnologia a favor do monitoramento de cargas
Com as empresas terceirizando as entregas, as transportadoras precisaram aprimorar a comunicação com os clientes para atender às suas exigências e promover uma entrega mais eficiente.
O monitoramento de carga passou a ser algo indispensável, já que ele permite manter o embarcador mais bem informado de todos os processos da sua mercadoria e, consequentemente, é possível deixar o consumidor final por dentro do status da entrega.
Diante de um cenário que envolve mudanças no comportamento do consumidor no meio digital e a flexibilização das empresas ao optarem pela terceirização nas entregas, as transportadoras viram a necessidade de investir em tecnologia para promover o monitoramento de cargas.
Uma logística organizada e transparente é fundamental
Mais do que realizar o monitoramento de carga, um e-commerce que quer se destacar da concorrência entende a importância de ter todos os processos de logística geridos por uma empresa especializada, afinal, é um setor que pode colocar todo o negócio em risco se não for trabalhado de maneira organizada.
O atraso na entrega dos produtos pode manchar a imagem de uma empresa permanentemente, fazendo com que as pessoas não retornem para novas aquisições e pior: comentem de maneira negativa sobre a sua marca. E esse atraso ainda pode acontecer muito antes do despacho para a entrega.
Por isso é tão importante prover a melhor experiência de compra aos seus clientes, e com a aplicação de tecnologia em todos os processos logísticos, a ULOCK é a melhor solução para quem precisa de uma logística moderna, transparente e eficaz.
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Na ULOCK é utilizado o software WMS (Warehouse Management System), que permite ao empresário acompanhar todas as etapas em tempo real, desde a chegada da sua mercadoria para ser armazenada em um dos nossos boxes até a separação após a venda e o despacho da entrega.
A entrega do produto também pode ser feita pela ULOCK. Por negociarmos grandes volumes de produtos com várias transportadoras, você pode oferecer preços muito mais competitivos para os seus clientes. Além disso, é ofertado a entrega expressa otimizada para a cidade de São Paulo, sendo possível realiza-la no mesmo dia.
Quer saber mais sobre tecnologia e terceirização dos processos logísticos? Então confira este artigo: “O que é melhor: investir em tecnologia ou terceirizar sua logística? Descubra”.
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