CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Logística e-commerce

Os maiores erros em logística das empresas de e-commerce

Uma logística para e-commerce bem-feita abrange uma série de etapas. O fulfillment, como é conhecido o processo logístico de toda a cadeia, é uma prática indispensável. No entanto, há alguns erros que muitas empresas cometem nesse processo que devem ser reparados a fim de alcançar a melhor experiência de compra do consumidor, resultando no crescimento do negócio.

Neste artigo, nós destacamos os principais erros de logística para que você se atente e não os cometa na administração do seu negócio.

LEIA MAIS

O que é fulfillment e como ele pode ajudar no crescimento do seu e-commerce

 

Espaço de armazenagem inadequado

 

O erro mais frequente ao investir em logística para e-commerce é alugar um armazém muito grande. Sim, o intuito é crescer e vender cada vez mais, mas isso pode ser um problema se as previsões de venda não forem tão otimistas e a empresa pagar pelo espaço que não pode usar.

E o mesmo pode ocorrer da forma oposta ao alugar um depósito pequeno demais. Levando em consideração a escala dos negócios em um determinado momento, um espaço menor pode ser uma solução a curto prazo, mas essa decisão precisa ser reavaliada a médio e longo prazo.

 

Gerenciamento ineficiente de estoque

 

Esse é um erro gigantesco que pode resultar em uma má reputação ou fazer com o que o consumidor nunca mais compre  no seu e-commerce. É preciso realizar uma gestão ativa e eficiente de estoque para que não aconteça de um cliente comprar um produto que não está mais disponível. A melhor forma de evitar que isto aconteça é através da automatização de processos e investimento em softwares e tecnologias destinadas a isto.

 

Demora no processo de expedição de pedidos

 

O momento de expedição do pedido, ou seja, da separação da mercadoria, impacta completamente o prazo de entrega. Dado que os clientes estão cada vez mais exigentes e que os prazos são bastante sensíveis, é preciso ter processos bem estruturados e eficientes para que o pedido não atrase. Quanto mais ágil for a realização dessa etapa, melhor será a experiência de compra do consumidor.

 

Frete e prazo de entrega não competitivos

 

Estes pontos são fatores fundamentais no processo de decisão de compra do consumidor. Empresas de e-commerce que oferecerem condições mais vantajosas nestes temas conseguirão uma vantagem competitiva frente às demais,

Oferecer fretes caros irá, certamente, fazer com que muitos desistam da compra, e o mesmo acontecerá no que se refere a prazo de entrega maior que o oferecido no mercado. Mas é claro que há variações e certos tipos de produtos, por conta de seu volume, podem ser mais caros. No caso de mercadorias com um ticket mais baixo, a questão é ainda mais crítica, dado que o valor do frete pode se igualar ou, até mesmo, superar o preço do produto.

E atenção: o prazo de entrega deve ser seguido à risca, sendo primordial agilidade tanto na separação do produto (tópico anterior) quanto no envio. O atraso no envio de um produto impactará negativamente a reputação do seu negócio.

Além disso, ofereça ao consumidor mais de um tipo de entrega. Ele quer receber o produto mais rápido? Inclua uma entrega expressa, por um valor de frete um pouco maior. Caso ele o cliente não se importe com um prazo maior de envio,  ofereça uma opção de frete econômico. Em ambos os casos o cliente se sentirá privilegiado por ter opções de escolha que mais se adequam a sua necessidade no momento da aquisição do produto.

 

Quantidade de funcionários inadequada

 

A falta de um planejamento para o início de um período de alta demanda muitas vezes acaba fazendo com que o proprietário passe muitas horas por dia nos envios de embalagem do armazém. Esse é o tempo que poderia ser investido em marketing e vendas, por exemplo.

Uma situação oposta, mas igualmente onerosa, pode ser o excesso de investimento, ou seja, empregar uma equipe muito grande com a ideia de que a carga de trabalho aumentará em breve.

É preciso ter uma quantidade de funcionários adequada para o seu fluxo, tanto em períodos de baixa e alta demanda.

 

Não rastreabilidade das entregas

 

O rastreamento de carga é uma questão importante do processo logístico de empresas de e-commerce. Não apenas a rapidez com o que seu produto irá chegar, mas também a rastreabilidade da encomenda é essencial tanto para o vendedor quanto para o cliente final.

Compartilhar essas informações permite com que os clientes saibam que a empresa que vendeu o produto é confiável e profissional, elementos cruciais para a retenção de clientes e crescimento do seu negócio no meio online.

Saiba mais sobre rastreamento de carga e por que é primordial para a melhoria da logística de e-commerce.

 

Não automatização de processos

 

Processos manuais, além de demandarem mais trabalho, são passíveis de erros. Desta forma, a não automatização torna os processos mais custosos, demorados e com probabilidade de impactar negativamente a reputação do seu e-commerce.

Existem diversos softwares no mercado que foram desenvolvidos com objetivo de aumentar a eficiência e transparência dos processos de gestão de estoque, picking, packing, trocas e devoluções.

 

Falta de planejamento da logística de e-commerce reversa

 

A devolução e troca de produtos, situação conhecida como logística reversa, é muitas vezes negligenciada pelas empresas – mas é uma etapa importantíssima dentro das atividades de um e-commerce.

De acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente que comprou online pode desistir da compra e solicitar a devolução da mercadoria dentro de um prazo de 7 dias.

É justamente nesse momento que a logística reversa é colocada em jogo – trata-se de um direito do consumidor e as empresas devem realizar o processo de retorno do produto da maneira mais cômoda ao cliente, sem que isso se torne um problema para ele.

Ou seja: não estruturar a logística reversa pode trazer uma série de problemas para o seu negócio.

E como a ULOCK pode te ajudar?

 

Por meio da terceirização de todos os processos acima listados, feitos por uma empresa que já tem todo o know-how e tecnologia para a realização dos mesmos, sem os erros que muitas empresas costumam cometer quando realizam a logística por conta própria.

Todas as etapas, desde a armazenagem dos produtos até a entrega ao cliente final, são realizadas pela ULOCK. Isso ajuda de forma concreta a logística do seu e-commerce.

Confira abaixo os serviços de logística que realizamos:

 

Recebimento

 

Recebemos e conferimos seus produtos, observando possíveis avarias ou divergências dos produtos adquiridos. Todo o processo de entrada das mercadorias é realizado sem que você precise se preocupar e podendo acessar remotamente seu estoque através da tecnologia do nosso WMS.

 

Armazenagem

 

Armazenamos suas mercadorias em boxes privativos exatamente do tamanho da necessidade da sua empresa. Os itens são armazenados através de conferência de leitores de código de barras e são organizados de acordo com seu SKU para garantirmos agilidade na separação dos pedidos e facilidade na conferência do estoque.

 

Manuseio

 

Sempre que houver uma venda, nós seremos os responsáveis pela separação, conferência através de código de barras e embalagem do produto, deixando-o pronto para ser despachado ao cliente final. Todo esse processo pode ser acompanhado em tempo real através da nossa tecnologia WMS.

 

Expedição

 

Entramos em contato com a transportadora designada para realizar a entrega ou os Correios, realizamos uma nova conferência dos pedidos e os deixamos com o responsável por realizar a entrega. Este processo é realizado com condições vantajosas de frete devido ao grande volume negociado direto com as transportadoras.

 

Gestão de estoque

 

Através do acesso ao sistema WMS (Warehouse Management System), nossos clientes conseguem controlar seus estoques de forma completa com base em controle de inventário com leitor de código de barras, além de terem uma visão em tempo real de todo o ciclo das suas mercadorias dentro do nosso armazém até o despache para o cliente final.

 

Logística de e-commerce expressa e otimizada

 

Conseguimos oferecer condições mais vantajosas de frete e prazo aos nossos clientes através da união do volume de empresas que fazem parte do nosso ecossistema, sendo possível realizar entregas na cidade de São Paulo no próprio dia por um valor muito competitivo.

Gostou? Entre em contato para saber mais!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO