CONTATO@ULOCK.COM.BR

LIGUE 11 2279-8000

Saiba porque a logística do seu e-commerce pode ser seu calcanhar de Aquiles

No universo do e-commerce, uma situação muito comum é nos depararmos com comerciantes muito preocupados com a percepção dos preços dos seus produtos. Sem levarem em conta os custos de uma operação eficiente de logística, muitas das vezes a vontade é de apenas oferecer um produto barato para os seus clientes. Esse é um erro grave que pode custar a sobrevivência de uma loja virtual.

A logística é a base fundamental para que o seu negócio prospere. Se o frete será pago pelo seu cliente, a falta de um preço competitivo fará com que você perca a grande maioria das suas vendas. Se o frete será pago pela sua empresa, esse movimento exige um planejamento financeiro sem margem para equívocos. A rentabilidade de um processo de entregas pode ser a diferença entre um e-commerce de sucesso e a falência.

Há que se considerar, ainda, o tempo de entrega. Além de ser decisiva para a construção de uma má reputação e, consequentemente, perda de vendas, a demora para a entrega afeta a percepção de valor do seu cliente quanto ao seu produto. Quanto mais tempo ele espera pela solução, menos essa lhe parece realmente necessária.

Mas o que fazer para manter a competitividade da sua logística em um país de tamanho continental como o Brasil?

Como planejar o seu processo de logística de e-commerce

Como dito anteriormente, os gastos com os seus processos de logística de e-commerce devem ser inclusos na venda de cada produto sem que o preço se torne inviável para se manter competitivo na internet. Os seus concorrentes estão a poucos cliques de distância e a comparação entre preços já é possível desde a primeira pesquisa.

Isso pode ser um grande desafio quando se trata de um e-commerce de pequeno ou médio porte, uma vez que não se tem o trunfo da larga escala durante as negociações com transportadoras e os gastos com toda a operação são extremamente elevados.

Principalmente quando se trata de uma estratégia de oferecimento de frete grátis, o comerciante deve possuir total controle de seus gastos com todas as etapas da logística. O percentual atribuído à logística é essencial para, inclusive, suprir os gastos com eventuais trocas e devoluções, e acredite: não importa a quantidade de convicção sobre a boa qualidade dos seus produtos, essas situações ainda ocorrerão e você precisa se preparar.

Se o comerciante não possui clareza sobre os seus gastos com essa operação, ele poderá se sentir frustrado posteriormente por não conseguir identificar a origem do seu prejuízo.

Deve-se, ainda, levar em conta que os gastos com a entrega do produto estão longe de serem apenas uma questão de puro e simples transporte. A logística de e-commerce é um processo delicado e cercado de etapas cruciais para o sucesso da operação e, infelizmente, todas elas demandam uma imensa quantidade de investimento de dinheiro, tempo e energia. Além do mais, não se comanda esse tipo de operação sem um profissional especializado na liderança.

Entenda quais são os gastos necessários para o sucesso da logística de e-commerce

Por trás de uma operação de logística de e-commerce de sucesso, existem diversas etapas que podem não ser relevantes para o consumidor final, mas fazem toda a diferença para o seu negócio. Conheça os passos necessários para se ter uma entrega rápida e assertiva:

Recebimento

Caso o seu estoque não seja composto de produtos artesanais, você com certeza precisa receber, organizar e conferir cada um dos elementos da sua mercadoria. Isso demanda uma grande quantidade de tempo para que tudo seja realizado de maneira correta, sendo necessária a contratação de uma equipe que não necessariamente precisa de uma grande especialização, mas certamente passará um bom tempo desempenhando essa tarefa.

Armazenagem

Parece meio óbvio, mas sim: você precisa de um lugar seguro e limpo para manter o seu estoque. Mais do que apenas isso, ele precisa ser espaçoso o suficiente para que se possa transitar, separar pedidos e realizar conferências e catalogações dos seus produtos, seja por códigos de barras ou outros métodos de organização. Essa etapa demanda gastos além de uma equipe unicamente contratada para isso: são necessários investimentos em locações, bem como em equipamentos de segurança e acompanhamento.

Manuseio

Realizou as vendas desejadas? Excelente! É hora de fazer a separação dos pedidos. Para isso, é necessária uma conferência de dados, bem como o processo de embalagem e preparação para o despache, novamente fazendo uso de uma equipe preparada para isso.

Expedição

Tudo pronto para o envio? É hora de entregar os seus pedidos para a transportadora. Nesse ponto, você precisa possuir uma entrega barata, rápida e assertiva, de modo a minimizar futuros gastos com trocas e devoluções, além de fornecer uma experiência positiva para o seu cliente. Negociar preços competitivos para logística de e-commerce sem ajuda é um tremendo desafio, prepare-se.

Gestão de estoque

Para garantir a fluidez do seu negócio, é de suma importância possuir tecnologia e equipe especializada para garantir que todas as suas demandas possam ser completadas. Vender um produto em falta no estoque, por exemplo, pode ser a razão de uma bela multa para a sua empresa. Sistemas de acompanhamento são primordiais nessa etapa.

O que fazer para se ter uma logística de e-commerce rentável e eficiente

A essa altura, você já deve ter reparado que não é nada fácil manter a sua logística funcionando perfeitamente sem que você se utilize de ajuda especializada. Poucos empresários sabem disso, mas: para se ter um aumento de lucros, muitas vezes basta que você apenas mantenha o seu foco no principal objetivo do seu e-commerce: vender!

Você não pode se dar ao luxo de gastar tanto tempo planejando e executando a sua estratégia de entrega de produtos. De nada adianta possuir uma boa logística sem que hajam pedidos a serem entregues!

Felizmente, existem soluções práticas, baratas e muito eficientes para esse problema: a terceirização de logística de e-commerce. Você pode contar com empresas especializadas nesse tipo de serviço para garantir uma logística de e-commerce transparente, segura, rápida e assertiva.

A ULOCK é um ecossistema completo para lojas virtuais. Desenvolvido unicamente para prover as mais variadas soluções para as necessidades de um e-commerce, nós oferecemos planos flexíveis para o desempenho de todas as etapas da sua logística. Você se preocupa em vender e nós garantimos todo o resto!

Devido à grande quantidade de volume da união de negociações para nossos clientes, nós conseguimos oferecer condições vantajosas para o seu frete, além de garantir prazos menores de entrega.

Escolha o plano que mais se encaixa nas necessidades da sua empresa e contrate sem burocracias. Acesse o site para conhecer mais sobre as vantagens da nossa logística expressa e otimizada.

Clique aqui para entrar em contato conosco e entender como nós podemos te ajudar a crescer.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados