Quem empreende no comércio eletrônico lida com diversos desafios, dentre eles, os custos com a logística reversa que, segundo pesquisa realizada pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), podem chegar a 5% do faturamento. Com uma boa gestão de logística, é possível reduzir falhas que resultam em devoluções e ainda aumentar a lucratividade do seu e-commerce.
A média de trocas e devoluções no e-commerce brasileiro é de 5%. Porém, alguns setores como o de moda sofrem mais com isso, chegando até a 30% das suas vendas. Embora sejam números que impactam diretamente os resultados do negócio, a importância de atender bem os clientes e garantir sua satisfação é fundamental para obter boa reputação e tanto atrair novos clientes como obter a recorrência dos atuais.
A importância da gestão de logística para a lucratividade do e-commerce
A gestão de logística é essencial para que todas as etapas do e-commerce aconteçam de maneira eficiente, afinal, a experiência do cliente só termina quando recebe o produto corretamente no local determinado no momento da venda.
Cada vez mais, a transparência e rapidez nas entregas, além da eficiência na solução de imprevistos são fundamentais na formação da opinião de um cliente sobre a marca.
Embora a gestão de logística seja primordial para o sucesso do e-commerce, cuidar de todas as etapas demanda investimento de tempo e dinheiro. E quando falamos de empresas que atuam no comércio eletrônico, delegar responsabilidades se tornou fundamental, para que o empresário possa focar em ações que façam o e-commerce se destacar perante a concorrência.
Dessa forma, uma solução que tem se tornado tendência é a terceirização logística. Empresas especializadas na gestão logística administram todas as etapas – desde o recebimento, conferência, estoque à entrega de produtos ao cliente final. Ao terceirizar a logística do seu e-commerce, você oferecerá um serviço de maior qualidade com prazos e custos inferiores, sem que seja necessário um grande investimento.
Vantagens de terceirizar a gestão da logística
O e-commerce é um tipo de negócio que não exige custos tão altos, porém, se o empresário optar por fazer sua própria logística os gastos começam a aumentar, já que será preciso ter um armazém para estocar a mercadoria, contratar mão de obra especializada e ainda oferecer treinamentos, bem como a manutenção de todo o espaço.
Além disso, a gestão de logística exige experiência e conhecimento que empresas especializadas já possuem, uma vez que contam com anos de expertise, processos definidos e estruturas prontas para atender às demandas. Ao delegar a logística do e-commerce, o empresário consegue focar tempo e investimento em outras áreas do negócio.
Outro ponto a se considerar em uma gestão de logística é em relação ao prazo de entrega e o custo de frete. Esses dois pontos têm sido fatores decisores de compra entre os consumidores do comércio eletrônico, justamente porque são muitas as opções, ou seja, o e-commerce que oferecer a melhor oferta, sai na frente.
Para a empresa manter essas oportunidades sem pesar no faturamento é preciso uma boa negociação com transportadoras. Com empresas especialistas em logística, essa negociação acontece naturalmente, porque tratam de grandes volumes de mercadoria diariamente, reduzindo os custos com o transporte.
Os softwares e ferramentas tecnológicas de gerenciamento também são fundamentais quando pensamos em uma gestão de logística eficiente. As empresas de terceirização de logística oferecem as tecnologias para que o e-commerce utilize do benefício, agilizando os processos que ficam mais transparentes e tornando o negócio profissional.
Com a terceirização de logística, portanto, o e-commerce ganha em eficiência e qualidade, já que conta com o que há de melhor em tecnologia, treinamento e know how quando o assunto é logística. A loja virtual agrega valores e diferenciais frente à concorrência.
Conte com uma empresa de terceirização que ofereça tudo isso
A ULOCK, por exemplo, é um ecossistema completo para lojas virtuais. Além de oferecer as soluções ideais para sua logística, ainda conta com tecnologias de última geração que otimizam todos os processos.
O e-commerce pode deixar sob sua responsabilidade todo o recebimento, armazenamento, gestão do estoque, manuseio, conferência, expedição, transporte e entrega para o cliente final.
A ULOCK recebe sua mercadoria, confere e armazena em boxes feitos sob medida para o tamanho do seu estoque. Através da ferramenta WMS (Warehouse Management System), é possível gerenciar o estoque, espaço e equipamentos. Além disso, a ferramenta ajuda na localização de produtos, diminui os custos de armazenagens e gera informações específicas sobre estoque.
Os clientes, por sua vez, conseguem acompanhar seus estoques de maneira completa com base em controle de inventário com leitor de código de barras. Além disso, o sistema permite que ele veja, em tempo real, todo o ciclo de suas mercadorias dentro do armazém até o despacho para o cliente final.
Inclusive a entrega da sua mercadoria para o cliente final pode ser feita pela ULOCK com um frete bem atrativo, uma vez que são negociados grandes volumes de mercadorias direto com as transportadoras.
Quer saber mais sobre a logística terceirizada? Então veja: “3 mitos e 3 verdades a respeito da terceirização logística”
Conheça mais sobre a ULOCK! Temos soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.