Nos últimos dois anos, o volume de compras pela internet cresceu significativamente devido a pandemia da Covid-19. Esse cenário contribuiu para uma expansão imensa do mercado de e-commerce no Brasil, tornando-se um setor de grandes oportunidades, mas também muito competitivo. E como se destacar nesse cenário? Uma das formas é através do processo de fulfillment, que iremos abordar nesse artigo.
De maneira resumida, podemos dizer que se trata de uma solução estratégica indicada para qualquer tipo de e-commerce, seja pequeno, médio ou grande. Quer crescer no mercado online com profissionalismo e segurança? Então invista em fulfillment.
O que é fulfillment?
Fulfillment é o conjunto de operações e atividades realizadas desde o recebimento do pedido até sua entrega ao cliente final.
De uma forma geral, o fulfillment integra o seguinte fluxo de eventos:
- Recebimento dos produtos adquiridos ou produzidos
- Armazenamento dos produtos
- Recebimento das informações que compõem o pedido
- Separação dos itens que integram o pedido
- Empacotamento do pedido
- Despacho do pedido para a transportadora responsável pela entrega
Como você pode ver, o fulfillment pode fazer uma enorme diferença no sucesso do seu negócio. A experiência do consumidor que realiza compras online é muito importante e, além de boas taxas de frete e rapidez no envio, assertividade e transparência durante o transporte são essenciais.
Terceirizar este conjunto complexo de atividades pode ser uma ótima estratégia para tornar a logística seu diferencial competitivo sem a necessidade de um grande investimento de tempo e dinheiro, permitindo com que você foque seus esforços em outras áreas essenciais do seu negócio.
Por que o fulfillment é essencial para o seu negócio?
Abaixo estão as razões pelas quais ter um processo adequado de fulfillment é vital para sua empresa, independente do seu tamanho:
Incentiva os clientes e comprar novamente da sua loja
Quando um cliente compra da sua loja, ele espera que as condições de prazo e frete acordadas sejam cumpridas, isso sem mencionar a assertividade do pedido e a qualidade dos produtos após o transporte.
Quanto melhor forem atendidas as expectativas dos seus clientes, maior a chance de que eles voltem a fazer compras na sua loja em detrimento da concorrência.
Impacta a reputação da sua empresa
Diferentemente do varejo tradicional, o processo da venda no comércio eletrônico não é finalizado no momento em que o cliente realiza o pagamento e retira-se da loja com sua compra em mãos. Assim que o cliente realiza o pagamento em uma loja virtual, é iniciado o processo de fulfillment, e a avaliação do cliente sobre a loja contemplará até o momento em que os produtos forem entregues na sua residência.
Desta forma, o pós venda passa a ter um papel muito mais significativo nas interações entre sua marca e o cliente. Por isso, não adianta se preocupar apenas em garantir uma boa experiência de compra e atendimento sem assegurar que a entrega ocorra de forma assertiva e transparente dentro do prazo acordado.
Além disso, quando as expectativas dos seus clientes não são atendidas, a reputação da sua empresa é afetada. Lembre-se que, no ambiente online, é muito fácil que um cliente publique reclamações, dificultando sua venda para novos clientes.
Portanto, se você deseja manter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, deve investir em um procedimento de fulfillment assertivo, transparente e ágil. Dessa forma, você pode garantir a satisfação do cliente, melhorar sua eficiência e aumentar sua receita a longo prazo.
Gera clientes fiéis
Ter um processo profissional e eficiente de fulfillment pode ajudar sua empresa a gerar mais vendas e fidelizar os clientes, já que eles são mais propensos a clicar no botão “finalizar compra” quando já conhecem e entendem o processo por trás da preparação e envio de seus pedidos.
Além disto, desta forma, o resultado do seu e-commerce será impactado positivamente, pois o custo de aquisição de clientes reduzirá drasticamente.
Por que terceirizar com a ULOCK?
Somos uma empresa especializada em logística para e-commerce, com know-how para te auxiliar no crescimento do seu negócio.
Dentre os nossos processos de e-commerce e fulfillment, fazem parte as seguintes atividades:
Recebimento: Recebemos e conferimos seus produtos, observando possíveis avarias ou divergências dos produtos adquiridos. Todo o processo de entrada das mercadorias é realizado sem que você precise se preocupar e podendo acessar remotamente seu estoque através da tecnologia WMS.
Armazenamento: Armazenamos suas mercadorias em boxes privativos do tamanho da necessidade da sua empresa. Os itens são armazenados através de conferência de leitores de código de barras e são organizados de acordo com seu SKU, para garantirmos agilidade na separação dos pedidos e facilidade na conferência do estoque.
Manuseio: Sempre que houver uma venda, nós seremos os responsáveis por separar o produto, conferir através de código de barras, embalar e deixar seu produto pronto para ser despachado ao cliente final. Todo este processo pode ser acompanhado em tempo real através da nossa tecnologia WMS.
Expedição: Entramos em contato com transportadora designada para realizar a entrega ou os Correios, realizamos uma nova conferência dos pedidos, e os entregamos ao responsável por realizar a entrega. Este processo é realizado com condições vantajosas de frete devido ao grande volume que negociamos direto com as transportadoras.
Gestão de estoque: Através do acesso ao sistema WMS (Warehouse Management System), nossos clientes conseguem controlar seus estoques de forma completa com base em controle de inventário com leitor de código de barras, além de ter uma visão em tempo real de todo o ciclo das suas mercadorias dentro do nosso armazém até o despache para o cliente final.
Entrega expressa otimizada: Conseguimos oferecer condições mais vantajosas de frete e prazo aos nossos clientes através da união do volume das empresas que fazem parte do nosso ecossistema, sendo possível realizar entregas na cidade de São Paulo no mesmo dia a um valor muito competitivo.
Saiba mais e entre em contato.