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Estratégia Logística

Conheça e implemente a estratégia logística das maiores marcas do mundo

O que empresas como Amazon, Natura e Netshoes têm em comum? O entendimento da importância em investir na estratégia logística para expandir os negócios e oferecer um serviço de excelência.

Afinal, não é segredo para ninguém que há grande concorrência no mercado de e-commerce, portanto, para que uma empresa se destaque, ela não pode esquecer de oferecer uma experiência completa de qualidade ao cliente final, não apenas se prendendo a oferecer um produto de qualidade.

Vendas no e-commerce brasileiro crescem em 2020

Antes de detalharmos os diferenciais em estratégia logística das maiores marcas do mundo, vale destacar que dados da pesquisa Webshoppers, conduzida pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com Bexs Banco, mostram que, impulsionado pela pandemia do coronavírus, o e-commerce brasileiro cresceu 41% em 2020 e faturou R$ 87,4 bilhões.

Ainda de acordo com o levantamento da Ebit/Nielsen, o aumento nas vendas foi de 50%, mas não para por aí: somente no primeiro semestre do ano de 2020, 7,3 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez.

Esse aumento é resultado do crescimento na quantidade de pedidos. Foram 194 milhões, 30% acima do que foi em 2019. Isso mostra que o brasileiro está totalmente familiarizado com o ambiente de compras online, embora isto tenha acontecido de forma acelerada devido a chegada da pandemia no Brasil.

Sendo assim, as empresas tiveram de se adaptar ao ambiente online para realizar vendas e oferecer um serviço rápido, eficiente e de confiança para o consumidor.

Dessa forma, como a pesquisa mesmo diz, para colher bons resultados no mercado de e-commerce, é essencial que a experiência do cliente seja rápida, segura e,  é claro, eficiente.

A seguir vamos mostrar algumas grandes marcas que tiveram resultados muito positivos a partir de uma estratégia logística com excelentes planejamento e execução:

Amazon foi a primeira empresa a implantar as entregas expressas

Fundada nos anos 90 nos Estados Unidos, a Amazon é um dos e-commerces mais bem-sucedidos do mundo e uma grande inspiração quando o assunto é estratégia logística.

A empresa foi pioneira em diversas modalidades de remessas, como é o caso das entregas expressas feitas no mesmo dia. O e-commerce também adotou outros meios de entrega como drones, bicicletas e táxis, até mesmo a criação da sua própria frota.

A marca adotou como prioridade a redução do prazo de entrega e análise de dados para ajudar na compreensão dos clientes para assim antecipar as demandas.

Natura aposta em tecnologia para entrega de pedidos

A Natura é a maior empresa brasileira de cosméticos e distribui seus produtos para todo o país e para a América Latina. A aposta da marca é investir em tecnologia para a entrega dos pedidos, tanto de varejistas, como por e-commerce.

A empresa adotou o conceito Armazém Vertical em seus centros de distribuição. Esse sistema de gestão de estoque conserva os produtos conforme data de validade, frequência de vendas e disponibilidade. Esse conceito é automático e integrado com o software que administra os demais setores da empresa.

Netshoes investe em otimização da despesa com o frete

No ranking dos 10 maiores e-commerces no Brasil, a Netshoes é dominante no ramo de artigos esportivos e se destaca por investir na otimização da despesa com o frete, fazendo com que o consumidor entenda o custo-benefício e o valor agregado pelo gasto com esse serviço.

Ou seja, ao optar por receber um produto no mesmo dia, a marca mostra que o frete sairá pelo mesmo preço que o consumidor gastaria ao se deslocar até uma loja.

Para agilizar o processo de entrega, a empresa aumentou a estrutura de distribuição optando por locais com acesso fácil a importantes rodovias.

Entenda como a estratégia logística pode ajudar a alavancar o seu negócio

Com base nesses cases de sucesso, listamos a seguir alguns exemplos de estratégia de logística que vão ajudar a aprimorar o seu negócio.

Tenha um centro de distribuição organizado: Como vimos no caso da Natura, por meio do Armazém Vertical, a empresa tem total organização nos seus centros de distribuição. Mantê-los organizados é uma forma de otimizar o tempo gasto e aumentar a produtividade.

Nesse sentido, a terceirização logística tem se tornado cada vez mais comum no mercado de e-commerce com empresas especializadas em fulfillment (termo que significa cumprimento, realização e satisfação; e está está totalmente atrelado com o sistema de recebimento de pedidos e entregas de itens com o objetivo de satisfazer o consumidor).

Esse conceito prevê que o estoque do seu negócio fique sob a responsabilidade de uma empresa especializada que receberá o seu produto diretamente do seu fornecedor. Após a conferência, a empresa armazena a mercadoria recebida. Quando chega um pedido, o produto é tratado, separado, embalado e despachado sem que você gaste tempo com isso.

Vale o alerta: para que esse processo dê certo, é preciso que ele seja feito por uma empresa especializada em e-commerce, que seja bem estruturada e com uma boa localização. Na ULOCK, o primeiro full Hub para empresas de e-commerce de São Paulo, todo esse processo é feito com tecnologia, eficiência, gestão de estoque na palma da sua mão e opções de entrega expressa para São Paulo.

Além de receber os seus produtos do fornecedor, a ULOCK conta com armazenamento das mercadorias em boxes privativos através de conferência de leitores de código de barras, tornando possível agilizar a separação dos pedidos, além de facilitar na conferência do estoque.

Quer saber mais sobre fulfillment e como ele pode ajudar no seu e-commerce, leia este nosso artigo: “O que é fulfillment e como ele pode fazer o seu e-commerce crescer”.

Invista em tecnologia: Não tem como pensar em estratégia de distribuição sem falar dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar para o setor de logística. O investimento em ferramentas resulta em maior agilidade na execução dos processos, contribui para o aumento da produtividade e reduz custos com mão de obra.

Na ULOCK, todo o processo de separação, conferência e embalagem do produto vendido, pode ser acompanhado pelo WMS (Warehouse Management System), ou seja, um sistema que gerencia centros de distribuição ou armazéns.

Por meio desse software, é possível que os clientes controlem o estoque de forma completa, além disso, propicia uma visão em tempo real de todo o ciclo das mercadorias dentro do armazém até o despache para o cliente final.

Dê atenção a entrega: A experiência do cliente só é finalizada quando ele recebe a encomenda, portanto, o fato dele já ter pago pelo produto não significa que você não precisa mais se preocupar com o processo.

Sendo assim, ter um cliente satisfeito do início ao fim é um grande diferencial no mercado, uma vez que ele volta a comprar e, ainda melhor, indica o serviço ou produto para outras pessoas.

Logo, a entrega também precisa de atenção com um frete rápido, a um custo acessível e que chegue conforme o combinado, sem atrasos ou com produtos errados.

Para os clientes da ULOCK, o despacho do produto é sua responsabilidade. A empresa entra em contato com a transportadora designada para realizar a entrega ou os Correios. Por ter um grande volume negociado, o frete conta com condições vantajosas.

A empresa também conta com a entrega expressa otimizada para a cidade de São Paulo, sendo possível realiza-la no mesmo dia a um valor bastante competitivo.

Portanto, aliando um centro de distribuição organizado, com tecnologias que agilizam o processo e ainda uma entrega garantida e segura, certamente o seu negócio colherá bons frutos. Ao optar por uma empresa especializada para fazer todo o procedimento para o seu negócio, sobrará tempo para que você se dedique a outras estratégias que contribuirão para alavancar a sua marca.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, sefl storage, coworking, dentre outros!

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Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

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