Para que o cliente tenha uma experiência positiva com a marca, é necessário se preocupar com todas as etapas: desde a venda até o recebimento do produto ou serviço. Por isso é fundamental não deixar que os erros de logística aconteçam, afetando todo o trabalho realizado até o momento da entrega.
As falhas no processo de entrega, avarias ou perda dos produtos são ações que podem aumentar o volume de troca e devoluções, o que consequentemente gera retrabalho, perda de tempo e prejuízo financeiro.
Embora os desafios sejam grandes quando pensamos em processos logísticos, o mercado está cada vez mais preparado para diminuir esses erros de logística com soluções e ferramentas que, além de facilitarem a vida do empresário, garantem qualidade e eficiência em cada etapa que envolve a separação e entrega de mercadoria.
Conheça os principais erros de logística
O recebimento e expedição de produtos é extremamente estratégico para um negócio, uma vez que os erros nesta etapa podem afetar de forma direta o cliente e consequentemente a empresa.
Algumas falhas acontecem neste processo de logística como, por exemplo, na atividade de picking, que corresponde à separação e preparação dos pedidos comercializados. Essa atividade é considerada como uma das mais complexas e que geralmente acontece nos centros de distribuição. Alguns dos erros:
- Demora para encontrar um produto
- Falta de itens para completar o pedido
- Separação errada de produtos
- Quantidade maior ou menor de produtos
- Perda ou esquecimento de itens
A avaria em produtos é outro erro de logística que merece atenção e está totalmente ligada no processo de embalagem da mercadoria. A empresa precisa pensar no tipo de produto que é comercializado e qual a melhor embalagem para garantir que ele chegue ao cliente em perfeito estado. Os principais erros nesta etapa são:
- Colocar um item pequeno dentro de uma caixa grande
- Não lacrar as caixas de forma correta
- Não utilizar embalagens apropriadas para acomodar a mercadoria
Conheça três passos para diminuir os erros de logística
1º passo – Atenção ao planejamento
Planejar como a mercadoria será transportada é essencial, mas também está entre os principais erros de logística, já que muitos negócios não possuem a dimensão de que essa é uma etapa fundamental para garantir que o fluxo de entregas seja atendido. É preciso pensar, por exemplo:
- Na capacidade de cada veículo em relação a carga transportada
- Número de viagens
- Planejamento de rotas para não ter tempo ocioso e evitar custos desnecessários
- Nas especificações técnicas para ter um transporte ideal para a sua mercadoria
2º passo – Invista em infraestrutura
Ter um espaço de armazenagem com layout inteligente otimiza todos os processos e evita erros de logística. Dispor as estruturas de armazenagem a fim de organizar as mercadorias por SKUs, de acordo com o giro e atendendo a sazonalidade facilita a rotina de recebimento e expedição das mercadorias. Por isso, é importante contar com um espaço que possibilite:
- Organização dos produtos
- Fácil acesso aos produtos
- Integracão do estoque físico com um sistema de armazenagem (WMS)
3º passo – Conte com a ajuda da tecnologia
Outro erro de logística muito comum é não investir em sistemas e ferramentas tecnológicas que contribuem para otimizar as etapas. Já é possível integrá-las envolvendo todos os setores, bem como auxiliar no dia a dia dos centros de distribuição. Com os sistemas você evita:
- Falta de organização das informações que envolvam pedido e estoque
- Contagem manual de estoque
- Emissões manuais de documentos necessários da operação
Todos esses erros de logística podem prejudicar o e-commerce, mas a boa notícia é que é possível contorná-los. A seguir, daremos três dicas para isso.
Terceirização – a solução que mais diminui erros de logística
Uma das soluções que reduzem ao máximo os erros de logística é terceirizar todos os processos de maneira organizada e com ferramentas de gestão que otimizam o negócio. No mercado há empresas especializadas em realizar toda essa administração.
Terceirizar os processos logísticos já é uma tendência. O e-commerce delega as tarefas para uma empresa que tem expertise no assunto e fica responsável por receber o produto, armazenar, fazer a separação, embalagem, assim como transporte da mercadoria.
É fundamental contratar alguém que tenha conhecimento sobre a área de logística para que o e-commerce tenha o resultado esperado.
As empresas especializadas em terceirização de logística agregam no negócio ativo, fornecendo tecnologias necessárias para a otimização dos processos. Além disso, elas possuem comprometimento com transparência e cumprimento de prazos – requisito fundamental para o sucesso nas vendas.
Em contrapartida, o empresário precisa entender que o seu papel não é executar o trabalho, mas fornecer recursos que auxiliarão as atividades com excelência para a empresa contratada.
Todos os processos logísticos podem ser terceirizados
Atualmente, é possível terceirizar todos os processos logísticos que abrangem desde o recebimento das mercadorias do seu fornecedor, até o despacho do produto para o cliente final.
A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, por exemplo, conta com armazéns sob medida para o tamanho ideal do estoque de cada e-commerce. Sem taxa adicional, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança, além de catalogado por meio de conferência de código de barras que proporciona agilidade na separação dos pedidos.
Todo o processo de packing também é realizado pela ULOCK. A empresa recebe o produto do fornecedor, faz a conferência e cataloga no estoque. Através da ferramenta WMS (Warehouse Managment System) é feita a separação e conferência dos produtos que foram comercializados e os empresários acompanham e avaliam as etapas de forma remota.
O transporte da mercadoria também é outra etapa que a ULOCK realiza para os e-commerces. Como já falamos por aqui, o transporte é essencial para que a entrega chegue no prazo estipulado, garantindo uma experiência positiva para o cliente final. Com a terceirização, as empresas conseguem valores menores de frete, uma vez que negociam um grande volume direto com as transportadoras.
Quer saber mais sobre a importância da terceirização da logística? Então veja este artigo: “O que impede o crescimento de e-commerce no Brasil”.
Terceirizar a logística gera economia, possibilita aumento de foco do empresário e alavanca os resultados do e-commerce
Além de otimizar os processos de maneira organizada e eficiente, reduzindo os erros de logística, a terceirização ainda faz com que o e-commerce economize, uma vez que manter uma estrutura de logística exige muito investimento.
Com a terceirização o empresário consegue aprimorar o seu negócio, já que com conhecimento específico na área é possível corrigir falhas e aprimorar os processos.
E ao delegar funções secundárias, o empresário foca no que é mais importante para o seu negócio: estratégias para vender mais.
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