CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Erros de logística

Aprenda como diminuir os erros de logística com três dicas simples

Para que o cliente tenha uma experiência positiva com a marca, é necessário se preocupar com todas as etapas: desde a venda até o recebimento do produto ou serviço. Por isso é fundamental não deixar que os erros de logística aconteçam, afetando todo o trabalho realizado até o momento da entrega.

As falhas no processo de entrega, avarias ou perda dos produtos são ações que podem aumentar o volume de troca e devoluções, o que consequentemente gera retrabalho, perda de tempo e prejuízo financeiro.

Embora os desafios sejam grandes quando pensamos em processos logísticos, o mercado está cada vez mais preparado para diminuir esses erros de logística com soluções e ferramentas que, além de facilitarem a vida do empresário, garantem qualidade e eficiência em cada etapa que envolve a separação e entrega de mercadoria.

Conheça os principais erros de logística

O recebimento e expedição de produtos é extremamente estratégico para um negócio, uma vez que os erros nesta etapa podem afetar de forma direta o cliente e consequentemente a empresa.

Algumas falhas acontecem neste processo de logística como, por exemplo, na atividade de picking, que corresponde à separação e preparação dos pedidos comercializados. Essa atividade é considerada como uma das mais complexas e que geralmente acontece nos centros de distribuição. Alguns dos erros:

  • Demora para encontrar um produto
  • Falta de itens para completar o pedido
  • Separação errada de produtos
  • Quantidade maior ou menor de produtos
  • Perda ou esquecimento de itens

A avaria em produtos é outro erro de logística que merece atenção e está totalmente ligada no processo de embalagem da mercadoria. A empresa precisa pensar no tipo de produto que é comercializado e qual a melhor embalagem para garantir que ele chegue ao cliente em perfeito estado. Os principais erros nesta etapa são:

  • Colocar um item pequeno dentro de uma caixa grande
  • Não lacrar as caixas de forma correta
  • Não utilizar embalagens apropriadas para acomodar a mercadoria

Conheça três passos para diminuir os erros de logística

1º passo – Atenção ao planejamento

Planejar como a mercadoria será transportada é essencial, mas também está entre os principais erros de logística, já que muitos negócios não possuem a dimensão de que essa é uma etapa fundamental para garantir que o fluxo de entregas seja atendido. É preciso pensar, por exemplo:

  • Na capacidade de cada veículo em relação a carga transportada
  • Número de viagens
  • Planejamento de rotas para não ter tempo ocioso e evitar custos desnecessários
  • Nas especificações técnicas para ter um transporte ideal para a sua mercadoria

2º passo – Invista em infraestrutura

Ter um espaço de armazenagem com layout inteligente otimiza todos os processos e evita erros de logística. Dispor as estruturas de armazenagem a fim de organizar as mercadorias por SKUs, de acordo com o giro e atendendo a sazonalidade facilita a rotina de recebimento e expedição das mercadorias. Por isso, é importante contar com um espaço que possibilite:

  • Organização dos produtos
  • Fácil acesso aos produtos
  • Integracão do estoque físico com um sistema de armazenagem (WMS)

3º passo – Conte com a ajuda da tecnologia

Outro erro de logística muito comum é não investir em sistemas e ferramentas tecnológicas que contribuem para otimizar as etapas. Já é possível integrá-las envolvendo todos os setores, bem como auxiliar no dia a dia dos centros de distribuição. Com os sistemas você evita:

  • Falta de organização das informações que envolvam pedido e estoque
  • Contagem manual de estoque
  • Emissões manuais de documentos necessários da operação

Todos esses erros de logística podem prejudicar o e-commerce, mas a boa notícia é que é possível contorná-los. A seguir, daremos três dicas para isso.

Terceirização – a solução que mais diminui erros de logística

Uma das soluções que reduzem ao máximo os erros de logística é terceirizar todos os processos de maneira organizada e com ferramentas de gestão que otimizam o negócio. No mercado há empresas especializadas em realizar toda essa administração.

Terceirizar os processos logísticos já é uma tendência. O e-commerce delega as tarefas para uma empresa que tem expertise no assunto e fica responsável por receber o produto, armazenar, fazer a separação, embalagem, assim como transporte da mercadoria.

É fundamental contratar alguém que tenha conhecimento sobre a área de logística para que o e-commerce tenha o resultado esperado.

As empresas especializadas em terceirização de logística agregam no negócio ativo, fornecendo tecnologias necessárias para a otimização dos processos. Além disso, elas possuem comprometimento com transparência e cumprimento de prazos – requisito fundamental para o sucesso nas vendas.

Em contrapartida, o empresário precisa entender que o seu papel não é executar o trabalho, mas fornecer recursos que auxiliarão as atividades com excelência para a empresa contratada. 

Todos os processos logísticos podem ser terceirizados

Atualmente, é possível terceirizar todos os processos logísticos que abrangem desde o recebimento das mercadorias do seu fornecedor, até o despacho do produto para o cliente final.

A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, por exemplo, conta com armazéns sob medida para o tamanho ideal do estoque de cada e-commerce. Sem taxa adicional, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança, além de catalogado por meio de conferência de código de barras que proporciona agilidade na separação dos pedidos.

Todo o processo de packing também é realizado pela ULOCK. A empresa recebe o produto do fornecedor, faz a conferência e cataloga no estoque. Através da ferramenta WMS (Warehouse Managment System) é feita a separação e conferência dos produtos que foram comercializados e os empresários acompanham e avaliam as etapas de forma remota.

O transporte da mercadoria também é outra etapa que a ULOCK realiza para os e-commerces. Como já falamos por aqui, o transporte é essencial para que a entrega chegue no prazo estipulado, garantindo uma experiência positiva para o cliente final. Com a terceirização, as empresas conseguem valores menores de frete, uma vez que negociam um grande volume direto com as transportadoras.

Quer saber mais sobre a importância da terceirização da logística? Então veja este artigo: “O que impede o crescimento de e-commerce no Brasil”.

Terceirizar a logística gera economia, possibilita aumento de foco do empresário e alavanca os resultados do e-commerce

Além de otimizar os processos de maneira organizada e eficiente, reduzindo os erros de logística, a terceirização ainda faz com que o e-commerce economize, uma vez que manter uma estrutura de logística exige muito investimento.

Com a terceirização o empresário consegue aprimorar o seu negócio, já que com conhecimento específico na área é possível corrigir falhas e aprimorar os processos.

E ao delegar funções secundárias, o empresário foca no que é mais importante para o seu negócio: estratégias para vender mais.

Conheça mais sobre a ULOCK! Temos soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, sefl storage, coworking, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO