CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
E-commerce fulfillment

Fulfillment: a estratégia tendência para o futuro do e-commerce no Brasil

Com mais de 130 mil lojas aderindo às vendas pelo comércio eletrônico, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), difícil achar algo que não seja comercializado pela internet. O ponto, neste caso, não é descobrir algo novo para se comercializar, mas sim como trabalhar os seus produtos. Ter um e-commerce que investe em fulfillment é a estratégia para o futuro nesse segmento.

Vale lembrar que a concorrência no mercado eletrônico é ainda mais desafiadora do que nas lojas físicas, uma vez que há e-commerces localizados em diferentes cidades e estados e o consumidor vai buscar a oferta que mais lhe convém. Isso geralmente engloba frete com valor atrativo e prazo de entrega curto.

Oferecer diferenciais para os clientes está diretamente ligado em uma das principais etapas de um processo de vendas: a logística. Otimizar todas as etapas de armazenamento, separação, embalagem e envio para o consumidor é uma excelente estratégia para que os prazos sejam cumpridos. Um e-commerce fulfillment sabe exatamente como essas fases devem acontecer.

Se você ainda não faz ideia do que isso significa, continue a leitura e descubra.

Fulfillment é o grande diferencial para um e-commerce

Antes de mais nada, é preciso explicar o que significa o fulfillment. Embora não seja tão conhecido no Brasil, o termo está relacionado com as etapas do processo logístico de um comércio virtual.

Trata-se de uma prática indispensável nas etapas logísticas que englobam desde o recebimento das mercadorias, armazenagem até a entrega para o cliente final. Algumas das atividades essenciais são:

  • O armazenamento e o controle da saída dos produtos em estoque
  • O recebimento e preparação dos pedidos dos clientes
  • A distribuição e rastreamentos de entregas
  • Administração das devoluções, trocas e suporte ao cliente

As soluções de fulfillment facilitaram, e muito, a vida dos lojistas e também dos consumidores, já que são baseadas em velocidade e praticidade em todos os processos e atendem desde e-commerces pequenos até os de grande porte.

Trata-se de uma grande tendência para o futuro do mercado de comércio eletrônico por ser mais barato, mais dinâmico e mais prático.

Entendendo as funcionalidades de um e-commerce fulfillment

Um e-commerce fulfillment é aquele que se preocupa além da venda do produto. O conjunto de operações e atividades que vão desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente final é tão importante quanto a venda, visando sempre o melhor índice de satisfação possível.

O preço deixou de ser o fator decisivo de uma compra. Se a empresa não cumprir os prazos de entrega e possuir um atendimento ineficiente, as chances de o cliente não comprar novamente são grandes. O pior? Ele ainda pode reclamar do seu atendimento de forma online, o que pode afetar potenciais novos consumidores. Por isso, muitos clientes optam por pagar um pouco mais caro para uma maior garantia de eficiência.

Mercado conta com empresas que fazem gestão do fulfillment

Para manter um e-commerce fulfillment eficaz, a empresa precisa dispor de um alto investimento em estrutura e equipe. Além disso, gerir todos os processos pode tirar o foco de estratégias de marketing e venda de uma loja virtual. Desta forma, uma das tendências é terceirizar a gestão do fulfillment.

Há no mercado várias empresas especializadas no segmento que, com investimento mais baixo, garantem uma excelente gestão de logística.

A ULOCK – ecossistema especializado em e-commerce, realiza todas as etapas logísticas de fulfillment com soluções que atendem desde pequenas até grandes operações.

Desta forma, é possível permitir que um e-commerce ofereça o melhor em logística para o consumidor.

De que forma?

A ULOCK fica responsável por receber a mercadoria, fazer a conferência e controle de todos os produtos, armazenando-os em boxes sob medida para o estoque. Por meio de tecnologias integradas ao e-commerce, a empresa faz a separação e conferência do produto.

O processo de embalagem pode ser feito com insumos próprios ou contratados direto da empresa responsável pela terceirização deste processo.

A etapa seguinte é o transporte da mercadoria. As empresas especializadas em logística otimizam o processo de cotação, contratos com transportadoras, despacho da mercadoria para cada uma delas, coleta, entre outros processos que demandam tempo, esforço e investimento.

A ULOCK, por exemplo, conta com condições bastante interessantes em relação ao frete por negociar um grande volume direto com as transportadoras.

Conheça todas as etapas que envolvem a logística para e-commerce no artigo: O que não te contaram sobre logística para e-commerce

Conheça mais sobre a ULOCK, a empresa tem as soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO