Delegar responsabilidades é uma parte importante em qualquer empresa. Para negócios online, essa necessidade é ainda mais pronunciada. Em um mercado que exige quase a perfeição para que possamos nos manter competitivos, há diversas frentes que precisam ser bem executadas. Uma dessas frentes é a logística e, para buscar uma boa execução, muitas empresas apostam na sua terceirização.
Embora há quem pense que a logística não seja tão significante, para o consumidor, ela é primordial, sendo extremamente necessário que todas as etapas sejam muito bem executadas. Com base na rapidez com que seus produtos são entregues, suas condições e a maneira com que seus imprevistos são solucionados, o comprador forma sua opinião sobre a empresa.
O fato é que: cuidar de todas essas etapas pode sobrecarregar os recursos de uma empresa. Para as que optam em centralizar a logística dentro de suas próprias operações, este processo pode levar anos e muito dinheiro para ser aperfeiçoado. Por isso, uma solução que está cada vez mais popular é a terceirização de logística. Ao delegar esta atividade do seu negócio a uma empresa especialista no assunto, é possível oferecer um serviço de excelência em um prazo e a um custo menores.
Crescimento do e-commerce
O e-commerce já vinha com um crescimento significante e, com a pandemia, decolou. Com um salto de quase 50% no crescimento das vendas, de acordo com levantamento da Ebit/Nielsen, o comércio eletrônico fez com que as empresas, tanto no âmbito nacional quanto local, se reinventassem para manter o ritmo de vendas mesmo com a situação ocasionada pelo coronavírus.
Somente no primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez. Esses números mostram o potencial do e-commerce e a importância de uma busca contínua para dar a melhor experiência de compra online ao consumidor. E é justamente aí que entra a questão da logística.
Se você busca crescer, ainda mais nesse cenário de expansão do e-commerce, aprimorar seus processos logísticos é mais do que necessidade: é uma obrigação.
Entenda mais sobre o 3PL (Third-party Logistics, ou logística por terceirização)
Muito comum para classificar níveis de atuação logística, o termo PL é uma sigla para “Party Logistics”, ou partes da logística.
O termo inclui etapas como armazenar, organizar, catalogar e distribuir, dentre outras ações comuns no cotidiano de empresas. Diante disso, há 5 diferentes classificações de PL que uma empresa pratica: 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL.
O 3 PL é o que trata da terceirização de toda a operação. Isso inclui questões como armazenagem, separação, empacotamento, transporte, entrega e assim por diante.
Essa abordagem tem muitas vantagens. Algumas delas são:
Custo reduzido
Devido ao tamanho dos recursos disponíveis de armazenamento e execução de comércio eletrônico que as empresas profissionais têm à sua disposição, os custos serão significativamente mais baixos. Ao alugar o seu próprio armazém, você paga um preço fixo, independentemente do espaço que você realmente usa. mas as empresas de logística de qualidade cobrarão de você apenas pelo espaço que você usar.
Experiência e profissionalismo
As empresas de logística profissional já possuem processos bem definidos, mas para as empresas que executam a logística por contra própria, realizar esse processo de forma bem definida e estruturada pode levar anos. Delegar tarefas para empresas que contam com experiência e profissionalismo pode ser muito útil para que o seu negócio concentre energia e investimento em outras áreas.
Melhores opções de transporte
Grandes empresas de logística geralmente têm acesso a meios de transporte e entrega que você mesmo não conseguiria usar, por transportarem um grande volume de mercadorias regularmente. Ao consolidar as remessas, eles são capazes de obter negócios melhores, ou seja, oferecer opções mais rápidas e baratas aos clientes finais.
Inovações tecnológicas
De software de gerenciamento de depósito a rastreamento de remessas, uma boa empresa de logística possui uma infinidade de inovações tecnológicas que tornam as coisas mais fáceis. Você pode usufruir deste benefício sem ter que investir em software e tecnologia por conta própria.
Basicamente….
Terceirizar o processo de atendimento do seu e-commerce traz muitos pontos positivos, ainda mais para as empresas que buscam focar em outras áreas, delegando essa importante tarefa para uma empresa com experiência e processos consolidados. Trata-se de um nível de profissionalismo e eficiência que você teria que investir muito tempo e dinheiro para atingir.
Outra grande vantagem é o ganho em eficiência, pois seu e-commerce contará com o que melhor existe em termos de tecnologia, treinamentos e experiência no segmento de logística, sendo um grande diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.
Aqui na ULOCK, temos soluções logísticas para e-commerce que atendem desde pequenas a grandes operações. Entre em contato conosco e descubra como a escolha de terceirizar a logística do seu e-commerce pode ser a sua melhor opção para expandir ainda mais o seu negócio em um momento em que as vendas online contam com tendência de crescimento!