Nos últimos dois anos, o volume de compras pela internet dos consumidores brasileiros cresceu significativamente por conta da pandemia da Covid-19, pois foram obrigados a passar mais tempo dentro de casa. Esse cenário contribuiu para que o mercado de e-commerce no Brasil se tornasse uma grande potência.
Em 2020, o setor faturou R$ 87,4 bilhões – 41% a mais do que o ano anterior, segundo o 43º relatório da Webshoppers, uma parceria entre a EbitNielsen e Bexs Banco. No último ano as estimativas foram ainda melhores, segundo a Confederação Nacional do Comércio. A previsão era de que o mercado online fecharia 2021 com um avanço de 38% registrando um faturamento de R$ 304 bilhões.
De fato, as pessoas estão comprando mais pela internet. Os dados da Receita Federal, que foram analisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontam que os brasileiros optaram pelas lojas virtuais durante a pandemia, e esse hábito se perpetua até hoje. Só para se ter uma ideia, 6,2 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online no primeiro semestre de 2021, segundo o 44º relatório da Webshoppers.
Não restam dúvidas de que o mercado de e-commerce está em plena ascensão, porém, dada sua atratividade, a competitividade cresceu proporcionalmente. Por esse motivo, é importante saber quais são as expectativas para esse ano, bem como as tendências para quem quer se destacar nesse setor.
Saiba quais são os hábitos de compra do e-commerce no Brasil
Ter em mente quem é o consumidor de e-commerce no Brasil é fundamental para saber quem é o seu público alvo. Cada vez mais as pessoas têm migrado para o mercado de lojas virtuais – nos últimos dois anos, 37% passaram a comprar no e-commerce segundo a pesquisa “Tendências do e-commerce para 2022”, realizada pelo Opinion Box junto da Bornlogic.
O estudo mostrou ainda que os consumidores compram majoritariamente pela internet, ou seja, 1 a cada 3 participantes fazem compras online. Ao menos 24% dos clientes afirmaram que a pandemia foi a principal razão que os motivaram a comprar online.
Com essa migração fica claro que a missão das empresas de e-commerce é, além de obter novos clientes, manter os que foram conquistados, e a melhor forma para isto é proporcionando uma experiência positiva durante todo o ciclo de compra.
Segundo a pesquisa, 49% pretendem comprar ainda mais pela internet ao longo de 2022. Os segmentos que mais têm atraído consumidores são os de produtos eletrônicos, como celulares e eletrodomésticos, seguido de perto pelo mercado da moda. A categoria de alimentos e bebidas também vem crescendo, e deve manter o crescimento nesse ano.
O poder das redes sociais no mercado de e-commerce
Você sabia que, antes de adquirir um produto online, 65% das pessoas têm o hábito de realizar pesquisas nas redes sociais? E que 69% já compraram um produto após verem seu anúncio em alguma plataforma do gênero? É isso que mostra a pesquisa “Tendências do e-commerce para 2022”, realizada pelo Opinion Box junto da Bornlogic.
Além disso, quase metade dos entrevistados (46%) destacou na pesquisa que já comprou pelo atendimento via WhatsApp, Facebook ou outras redes. Portanto, se você quer se destacar perante os concorrentes, é indispensável que a sua marca esteja presente nestes canais.
O live commerce também caiu no gosto dos consumidores online. No início da pandemia, muitas lives foram realizadas por artistas que, durante as apresentações, disponibilizavam QR Codes direcionando o espectador a links de pagamento que poderiam corresponder a um ingresso, doação ou compra de um produto.
Em 2021, mais de 320 milhões de pessoas na China efetuaram ao menos uma compra por transmissão ao vivo. A previsão é de que mais de 45% dos consumidores digitais do país façam compras por live commerce até 2023.
A era da influência e o mercado de e-commerce no Brasil
O crescimento das redes sociais está, cada vez mais, aumentando a relevância dos influenciadores digitais, que agora agem diretamente na venda de produtos e no crescimento das marcas.
Segundo a pesquisa, 41% já compraram produtos que foram indicados por influenciadores digitais, sendo que 77% os encontraram no Instagram – uma das redes responsáveis por popularizar a profissão. O Youtube e o Facebook também têm bastante expressão em relação aos influenciadores, com 45% e 32%, respectivamente, seguidos pelo TikTok, com 14%.
Pensar em estratégias que envolvam influenciadores digitais pode ampliar o engajamento da sua marca, além de aumentar os números de conversão, sem falar no aumento de confiança do público.
Tenha opções de pagamentos para o seu e-commerce
O objetivo de qualquer loja virtual é garantir com que o cliente tenha a melhor experiência ao adquirir um produto ou serviço online, ou seja, quanto mais vantagens ele enxergar no seu negócio, maiores são as chances dele fidelizar com a sua marca.
Uma dessas vantagens é oferecer variados meios de pagamentos digitais. Segundo o levantamento, 71% utilizam o smartphone para fazer compras online. O PIX já se tornou o meio de pagamento digital preferido entre os consumidores, sendo que 86% conhecem e já utilizaram essa opção.
Garanta maior velocidade na entrega
Um dos diferenciais mais disputados por quem está no mercado de e-commerce no Brasil é a velocidade da entrega. Cada vez mais os consumidores têm se acostumado a receber os pedidos um dia após o pagamento ou até no mesmo dia.
Existem no mercado, inclusive, empresas especializadas em terceirizar a logística de empresas de e-commerce, otimizando suas entregas e permitindo que os donos e gestores dediquem seus esforços e recursos em estratégias para aumentar suas vendas.
Quer saber mais sobre Fulfillment? Então veja este artigo: “Fulfillment: a estratégia tendência para o futuro do e-commerce no Brasil”.
Terceirizar as etapas da logística é uma forma de delegar as tarefas para uma empresa especializada que ficará responsável por toda a cadeia logística até a entrega ao cliente final. Para isso, vale terceirizar para quem já tem conhecimento sobre a área, como é o caso da ULOCK.
A ULOCK é o primeiro full Hub para empresas de e-commerce de São Paulo. Realizamos todos esses processos com tecnologia, eficiência, gestão de estoque e com expertise em logística para lojas virtuais.
Com a nossa ajuda, você pode ter todo o seu estoque armazenado em boxes que acompanham o movimento da sua demanda, além disso, ficamos responsáveis por receber a mercadoria do fornecedor, estocar, separar após a venda e despachar para a entrega.
Todas as etapas são realizadas com o auxílio de ferramentas tecnológicas que otimizam os processos e diminuem as chances de falhas. Na ULOCK, utilizamos o software WMS (Warehouse Management System), que permite com que a gestão do e-commerce acompanhe todas as etapas em tempo real.
A entrega do produto também pode ser feita por nós. Por negociarmos grandes volumes de cargas com várias transportadoras, você economiza no frete e é capaz de oferecer preços mais competitivos aos seus clientes. Temos também a entrega expressa otimizada para a cidade de São Paulo, sendo possível realiza-la no mesmo dia.
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