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Direct to consumer

O que é o Direct to Consumer (D2C) e quais são as suas vantagens

O Direct to Consumer, ou D2C, como também é conhecido, é a mais nova tendência do comércio online e, de acordo com o Portal E-commerce Brasil, um caminho sem volta para a indústria. Ao longo desse artigo, vamos explicar porque esse modelo é vantajoso e cada vez mais essencial para não ficar para trás em um mercado altamente competitivo.

Essa estratégia é importante especialmente para que varejistas, fabricantes, atacadistas, indústrias e outros segmentos possam vender diretamente para o consumidor final, sem necessitar vender para outra empresa que, posteriormente, repassa o produto ao consumidor.

Os benefícios de vender diretamente ao consumidor são muitos, mas para citar alguns, o D2C elimina a barreira entre o produtor e o consumidor, dando ao produtor maior controle sobre sua marca, reputação, marketing e táticas de vendas. Além disso, ajuda o produtor a se envolver diretamente e, portanto, aprender com seus clientes.

O D2C chega após os famosos B2C, B2B, B2B2C e é um dos que apresentam mais força e inovação. Grandes marcas como Nestlé e Apple já operam nesse modelo, com expectativas de crescimento.

 

Tendência do Direct to Consumer (D2C)

 

Portanto, é evidente que o modelo de D2C irrompe totalmente o modelo tradicional, com os fabricantes eliminando o intermediário do varejo e vendendo diretamente ao consumidor final.

Mas isso não quer dizer que o lado do varejo da equação não exista. Em outras palavras, mudar para D2C significa que o fabricante assume a responsabilidade por todas as coisas relacionadas ao varejo dentro da empresa, além de suas responsabilidades originais de fabricação e atendimento. Então, além de produzir, é preciso também vender.

Você pode estar se perguntando: “Por que um fabricante assumiria essa responsabilidade adicional quando poderia continuar vendendo seus produtos para varejistas no atacado?”

A resposta dessa pergunta está relacionada tanto com a evolução das necessidades, expectativas e comportamentos do cliente moderno, quanto com a possibilidade um aumento de margem sobre suas vendas.

Os consumidores de hoje querem ir diretamente à fonte ao pesquisar um produto ou uma marca, de modo que os fabricantes que oferecem um atendimento de qualidade com possibilidade de venda possuirão um grande diferencial.

Dessa forma, em termos de dar ao usuário final o que ele espera, faz sentido que os fabricantes pelo menos considerem a adoção do D2C em um futuro próximo.

As empresas podem, ainda, aderir aos métodos tradicionais de atacado, mas também vender por meio do D2C, adotando um modelo híbrido. Assim, o consumidor pode comprar tanto das redes varejistas quanto direto da fabricante – o que traduz ainda mais facilidade para ele.

 

Benefícios de escolher um modelo D2C

 

Basicamente, por meio do D2C você gera:

Maior lucratividade, já que não há intermediários

Maior acesso a dados dos clientes finais, dependendo menos dos intermediários

Possibilidade de investimento em personalização na sua linha de produtos

Vamos explorar mais esses benefícios!

 

Dados mais direcionados

 

O modelo Direct to Consumer significa controlar todas as etapas de sua distribuição e produção. Sendo assim, você pode coletar uma enorme quantidade de dados sobre seus clientes.  Ao vender por meio de um site de terceiros ou por meio de varejistas tradicionais, você não tem acesso a nenhum a esses dados.

Por meio deles, é possível formular estratégias de venda e também de marketing digital mais assertivas.

 

Personalização nos produtos

 

Isso está diretamente relacionado a ter mais dados dos seus clientes em mãos para analisar e formular estratégias. Mais informações sobre seus clientes permitem que você adapte melhor sua linha de produtos de acordo com as suas necessidades. Assim, você se aproxima daquilo que o consumidor espera e deseja.

Além disso, tendo essa gama personalizável e acesso a dados ricos, será possível testar novos produtos com mais regularidade.

 

Maximização do seu lucro

 

Este benefício do D2C está relacionado a eliminar os intermediários. Quando você é o único a produzir, vender, distribuir e promover um produto, você é responsável por todas as etapas da cadeia. Vender direto ao consumidor significa que não terá de dividir seus lucros com ninguém.

 

E quais são os desafios do D2C?

 

O maior desafio para cada empresa D2C é a mudança de responsabilidade na distribuição. Sem grandes revendedores apoiando sua marca, você precisa trabalhar mais para fazer com que ela se destaque.

Sendo assim, você é responsável pelo atendimento, embalagem, devoluções e armazenamento – ou seja, todo o processo logístico.

Também é preciso muito esforço no marketing. Sim, o marketing digital é importante para qualquer marca com presença online, mas se torna ainda mais essencial quando você é o único responsável pela sua presença.

Resumindo, ser uma marca D2C significa muita coordenação entre as várias áreas de negócio. Mas, quando essa estratégia é bem executada, as vantagens são inúmeras!

 

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