CONTATO@ULOCK.COM.BR
LIGUE 11 2279-8000
Crescimento de e-commerce no Brasil

O que impede o crescimento de e-commerce no Brasil?

O crescimento de e-commerce no Brasil alcançou altos patamares com a pandemia da Covid-19. Segundo levantamento feito pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com a Neotrust, cerca de 20,2 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra online em 2020 e 150 mil lojas passaram a vender seus produtos ou serviços virtualmente.

Este resultado fez o país subir dez posições no Índice Mundial de Comércio Eletrônico de 2020 da Unctad – agência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento, que classifica 152 países pelo seu grau de preparação no comércio digital entre empresas e consumidores. O Brasil ocupa agora o 62º lugar no ranking.

Embora os números sejam bastante otimistas, o crescimento de e-commerce no Brasil poderia ser ainda maior se as empresas entendessem a importância da otimização e profissionalização dos processos que envolvem o negócio como um todo.

 

A logística ainda é o maior desafio para empresários de e-commerce

 

Apesar de fundamental para a sobrevivência de negócios virtuais, a logística ainda é um desafio para empresários do setor que não sabem qual a melhor alternativa para a entrega de seus produtos.

Segundo pesquisa da ABComm, divulgada em 2019, 65,9% dos gastos logísticos foram com frete e os demais 34,1% se dividem entre gastos com armazenagem (23%) e com manuseio (14,8%).

Grandes investimentos de tempo e dinheiro nesta etapa da venda que, nem sempre, garantem o resultado esperado para os negócios. É neste momento que a otimização dos processos precisa entrar em jogo. Além de agilidade e segurança, a loja virtual não corre o risco de proporcionar uma experiência negativa ao cliente com atrasos na entrega ou envio de produto errado.

Afinal, o que antes era considerado detalhe, hoje se tornou fator determinante para finalizar uma compra: o valor do frete e o tempo de entrega. Desta forma, fica mais do que evidente a importância de se ter uma logística bem estruturada para que o crescimento do e-commerce aconteça.

 

O crescimento de e-commerce no Brasil está atrelado a otimização dos processos

 

Atualmente existem empresas no mercado especializadas em realizar todo o processo de logística de maneira organizada e com ferramentas de gestão que otimizam o negócio. Infraestrutura que demoraria anos de investimento para ser alcançada se essas empresas não existissem.

A terceirização de logística se tornou tendência e nada mais é do que delegar as tarefas para uma empresa que possui expertise no assunto. É ela quem ficará responsável por receber o produto, armazenar, fazer a separação, assim como transporte da mercadoria. Desta forma, o empresário tem mais tempo para desenvolver estratégias de vendas, o seu verdadeiro campo de domínio.

Porém, é fundamental contratar uma empresa que tenha conhecimento sobre a área para atingir o resultado esperado.

 

E como saber isso?

 

As empresas especializadas em terceirização de logística agregam no negócio ativos e tecnologias necessários para a otimização dos processos. Além disso, ela precisa ter comprometimento com transparência e cumprimento de prazos, que já destacamos como requisitos essenciais para o sucesso nas vendas.

Em contrapartida, o e-commerce precisa entender que o seu papel não é executar o trabalho, mas fornecer as informações necessárias para que a empresa contratada realize as atividades com excelência.

 

Outras vantagens ao terceirizar a logística

 

Economia – Manter uma estrutura de logística encarece o e-commerce, uma vez que é necessário ter um espaço para armazenagem dos produtos, contratar funcionários para execução dos processos, investir em transporte que acarreta gastos com combustível e outros insumos. Com a terceirização das etapas, o empresário vai ter uma grande economia.

Expertise – Ao contratar uma empresa especializada em terceirização, o empresário pode aprimorar ainda mais o seu negócio, já que com conhecimento específico na área é possível corrigir possíveis falhas e aprimorar todos os processos.

Tecnologia – A sua logística será toda tecnológica ao ser terceirizada, uma vez que as empresas já fizeram grandes investimentos em sistemas e tecnologias que otimizam as etapas da cadeia logística.

Foco – Ao delegar funções secundárias é possível focar no que é mais importante, o negócio próprio. Terceirizando a logística sobra tempo e dinheiro para o empresário focar em estratégias e, claro, vender mais.

 

Sabia que é possível terceirizar todas as etapas de logística do e-commerce?

 

Se você está buscando crescimento de e-commerce, uma das alternativas é terceirizar a logística do seu negócio. E a boa notícia é que, com empresas especializadas no mercado, é possível terceirizar todas as etapas.

As empresas são estruturadas para realizarem todos os processos, o que abrange desde o recebimento das mercadorias do seu fornecedor até o despacho do produto para o cliente final. Abaixo listamos algumas das soluções que a terceirização da logística pode proporcionar para o seu e-commerce.

 

Controle de Estoque

 

A empresa terceirizada fica responsável pelo controle do estoque do seu negócio que contempla o recebimento das mercadorias, bem como o espaço onde os produtos ficarão estocados. Desta forma o empresário é poupado das etapas de conferência e controle, sem falar na manutenção do prédio, segurança e funcionários.  Enquanto isso, informações do controle de estoque deverão ficar disponíveis para a contratante tomar decisões, mesmo que o estoque não esteja sob sua gestão.

A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, conta com armazéns sob medida para o tamanho do seu estoque. Com diferentes tamanhos de área de armazenagem, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança e catalogado por meio de conferência de código de barras que proporciona agilidade na separação dos pedidos e no processo de inventário.

 

Separação, conferência e embalagem da mercadoria

 

A separação, conferência e embalagem da mercadoria também podem ser terceirizados. A empresa recebe o produto do seu fornecedor, faz a conferência e cataloga no estoque. A partir daí, através de ferramentas tecnológicas é possível realizar a separação e conferência dos produtos que foram comercializados.

Na ULOCK, por exemplo, os empresários conseguem acompanhar todas essas etapas de forma remota através do acesso ao WMS (Warehouse Managment System).

 

Transporte da mercadoria

 

Além de não se preocupar com as etapas de recebimento, estoque, separação e conferência das mercadorias, o empresário também pode terceirizar o transporte do produto até o cliente final.

O frete, como já falamos por aqui, é um fator decisor para o consumidor, portanto, ter preços e prazos atrativos é um diferencial para o seu negócio e isso só será possível através de parcerias estratégicas. As empresas especializadas em terceirização de logística conseguem valores menores de frete, pois negociam grandes volumes direto com as transportadoras.

Quer aprender a vender mais com seu e-commerce? Leia este artigo: Faça seu e-commerce vender mais a partir da terceirização logística.

Portanto, o crescimento de e-commerce no Brasil acontecerá a partir do momento em que os e-commerces entenderem que a otimização dos processos é a tendência para os negócios, e isso está totalmente atrelado a terceirização da logística.

Conheça mais sobre a ULOCK! Temos soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

ULOCK - Soluções Completas para E-commerce

1o Full Hub de SP com um ecossistema completo para empresas de E-commerce.
💻Escritório 📦Fulfillment
🔐Armazenamento 🚚Otimização de frete

Veja Também

Posts Relacionados

DEPOIMENTOS

"Quando estamos numa sala sozinhos não temos com quem trocar experiências, o ambiente da ULOCK é incrível porque possibilita networking e muitas conversas sobre melhores práticas. "

Flávia Fonseca
Sócia Fundadora Gestão Ti4U

"Vim para a ULOCK para fazer parte de um ambiente voltado ao desenvolvimento do meu e-commerce e também para usufruir de benefícios como redução de custos com frete, possível através do compartilhamento com outras empresas. "

Rafael Espindola
Proprietário da Wooding

"Na ULOCK eu encontrei tudo o que meu e-commerce precisa, resultando em aumento de vendas, ganho de agilidade e redução de custos com frete. "

Catherina Sampedro
Proprietária da Lili Sampedro

VÍDEO