O abandono de carrinho figura entre os maiores desafios de quem empreende no mercado virtual. Segundo o estudo Barilliance – atualizado em 2020 e que reúne centenas de pesquisas, 77,73% é a taxa média global de pessoas que selecionam os produtos em lojas virtuais, mas não finalizam a compra.
Para que possamos traçar estratégias que evitem o abandono de carrinho, é preciso entender antes as razões pelas quais as pessoas desistem de suas compras.
Custos inesperados resultam em abandono de carrinho
Os custos inesperados – aqueles quando, por exemplo, você descobre que o valor apresentado na vitrine se refere ao produto de uma determinada cor ou tamanho específicos, são responsáveis por 23% das desistências de compra, segundo a pesquisa da Moosend divulgada pelo Portal E-commerce Brasil.
Quando o cliente escolhe outras possibilidades para o item e se surpreende ao ver que o preço aumenta. Com isso, ele tem a sensação de ter sido enganado por uma oferta chamativa e acaba desistindo da compra.
Nesse sentido, o melhor caminho é a transparência. Deixe claro que o valor do produto pode variar de acordo com algumas especificidades e faça o possível para que o seu cliente não seja surpreendido com um valor acima do esperado.
Pouca agilidade e praticidade na hora de finalizar a compra
O consumidor que busca uma boa experiência de compra quer agilidade e praticidade no ambiente online. Formulários longos e processos de checkout complicados são empecilhos para a finalização de compras.
Segundo o levantamento da Moosend, os checkouts longos e complicados correspondem a 28% dos abandonos de carrinho. Aliás, o redirecionamento gera desconfiança e desconforto na maioria dos consumidores, sem contar que todo esse processo pode ser demorado e fazer com que o usuário desista da compra no meio do caminho.
Opte por um meio de pagamento que ofereça a tecnologia de checkout transparente e a possibilidade de personalização do formulário. Desta forma, tanto a transação financeira como a finalização da compra acontecem na própria plataforma de e-commerce.
Consumidores prezam pela segurança
Com tantos golpes virtuais, é mais do que normal que o usuário da internet tenha cautela na hora de fazer uma compra em e-commerce. A falta de segurança em um site é um fator decisivo para o cliente finalizar ou não uma compra.
A Moosend aponta que 19% dos abandonos de carrinhos se devem à falta de segurança transmitida pelas empresas de e-commerce. A insegurança geralmente aparece na hora de inserir suas informações, sobretudo no que se refere a dados de pagamento.
Assim como o seu cliente, você também é consumidor e certamente procura por fornecedores que sejam da sua confiança, por isso, é essencial que você invista em certificados de segurança – os usuários estão cada vez mais atentos a essas informações.
Outra dica para mostrar que o seu negócio é seguro são as avaliações de outros clientes. Deixar isso visível no seu e-commerce transparece maior credibilidade, sem contar que é uma forma de colher feedbacks dos seus clientes.
Valor do frete e tempo de espera são fatores decisivos
O setor de e-commerce está cada vez mais competitivo e, em contrapartida, os consumidores mais exigentes. Portanto, o valor do frete e o tempo de espera são fatores decisivos.
Pesquisas como a da Moosend mostram que o alto valor do frete pode ser responsável por 60% do abandono de carrinho. Muitas vezes o valor do frete acaba saindo igual ou até superior ao preço do próprio produto.
Nesse sentido, seja transparente com o seu consumidor, deixando as informações da forma mais clara possível. É ideal que o cliente já tenha acesso às informações de entrega, bem como uma opção para que ele possa inserir o CEP e verificar as condições de frete e prazo de entrega, desta forma, ele não será surpreendido posteriormente.
O prazo também é importante, porque dependendo do produto, o cliente tem pressa em recebê-lo. De acordo com a pesquisa, o prazo de entrega corresponde a 18% das desistências.
Pensando nesses consumidores que têm necessidade de receber o produto rapidamente, o seu e-commerce pode oferecer opções de entrega: a econômica, que terá um custo menor e um maior prazo, ou a expressa, que tem um menor prazo, mas um maior custo.
De maneira geral, o seu e-commerce pode proporcionar a melhor experiência para o seu cliente, oferecer os melhores preços e um ótimo atendimento, mas o processo de envio pode decidir se o seu consumidor vai concluir a compra ou não.
Como evitar que o processo de envio resulte em abandono de carrinho?
A terceirização logística pode ser a solução para que o processo de envio aconteça de maneira rápida e eficaz, diminuindo o abandono de carrinho.
Tem se tornado uma tendência a terceirização logística de empresas de e-commerce. Este processo consiste em delegar as tarefas da logística para uma empresa especializada, que ficará responsável por receber o produto, armazenar, fazer a separação, empacotamento e despacho para a transportadora responsável.
Você pode gerenciar sua própria logística, porém, o investimento de tempo e dinheiro é alto, uma vez que você precisará de um espaço para armazenar seu estoque, investimento em sistemas logísticos, mão de obra especializada, treinamentos, manutenção, entre outros.
Com a terceirização logística, você usufrui dos seguintes benefícios:
- Redução de custos
- Baixa necessidade de investimento de tempo e dinheiro
- Oferece um fulfillment profissional para seus clientes
- Usufrui do conhecimento de empresas especializadas em logística
- Possui tempo para focar em outras áreas estratégicas do seu negócio
As empresas especializadas em terceirização logística contam com ferramentas e estruturas para que a logística do seu e-commerce funcione eficaz, transparente e assertiva.
A ULOCK – ecossistema completo para lojas virtuais, por exemplo, é uma dessas empresas. Especialista na terceirização dos processos logísticos, a ULOCK conta com armazéns sob medida para o tamanho ideal do estoque de cada e-commerce. Sem taxa adicional, o empresário pode deixar o estoque armazenado com segurança e catalogado por meio de conferência de código de barras, que proporciona agilidade e organização na separação dos pedidos.
Através do acesso ao sistema WMS (Warehouse Management System) os clientes conseguem controlar seus estoques de forma completa com base em inventário com leitor de código de barras, além de ter uma visão em tempo real de todo o ciclo de suas mercadorias dentro do armazém até o despache para o cliente final.
Quer saber mais sobre terceirização de logística? Então leia este artigo: “3 mitos e 3 verdades a respeito da terceirização logística”
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