O setor de e-commerce continua crescendo mesmo com as flexibilizações das medidas restritivas, portanto, se você empreende nesse mercado, sabe como ele se tornou acirrado e o quanto é preciso elevar o patamar do seu negócio para driblar a concorrência. Nesse sentido, a automação logística pode ser a solução.
Mesmo com o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 – as mesmas que culminaram para acelerar a tendência de compra na internet pelos brasileiros, o mercado virtual se manteve firme e registrando bons resultados. Em 2021, as vendas pela internet cresceram 27% e atingiram R$ 161 bilhões. O número de pedidos também aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro.
Ou seja, essa tendência veio para ficar no Brasil e com isso, mais pessoas que têm o desejo de empreender enxergam como uma oportunidade interessante o setor de e-commerce, tornando o mercado ainda mais acirrado e disputado.
Automação logística como diferencial competitivo
Empreender no e-commerce é lidar com uma rotina diária que oferece desafios e dificuldades, como um mercado extremamente competitivo, imprevistos e falhas que podem afetar o cliente, e consequentemente a reputação da empresa.
Diante dessa realidade, entende-se a necessidade de otimizar os processos, tornando-os mais ágeis e com custos mais atrativos, afinal, empreender no e-commerce é entender que a experiência do cliente com o seu negócio não termina com a finalização da compra, mas só quando ele recebe o produto em casa no prazo estipulado e sem avarias.
Dito isso, é possível destacar a importância que a automação logística tem para otimizar os processos e evitar possíveis falhas que possam prejudicar o seu negócio, visto que os processos manuais têm se tornado cada vez mais obsoletos, porque são mais lentos, geram mais erros e consequentemente são menos confiáveis.
Paralelo a isso você tem um consumidor cada vez mais exigente e com pressa em ter o produto em suas mãos, por isso é necessário que os prazos acordados sejam respeitados e que ele possua visibilidade sobre todas as etapas da entrega.
O que é automação logística?
A aplicação da automação logística em e-commerce se dá através de ferramentas que vão reduzir os processos manuais, otimizando as etapas logísticas e o tempo dos operadores.
Com a automação logística é possível, por exemplo, encontrar gaps que podem consumir a margem de lucro ou contribuir para o abandono de carrinho.
É preciso ter em mente que ao concluir a compra, o cliente já cria uma expectativa para receber os produtos, portanto, ele espera agilidade na postagem dos mesmos e o envio do código de rastreio.
As vantagens de investir em automação logística para o seu e-commerce
Quem empreende sabe que a logística é o setor onde se concentra maior parte de investimentos de uma empresa, portanto, toda economia é bem-vinda.
Dessa forma, a redução de custos é uma das principais vantagens que a automação logística oferece para o e-commerce, uma vez que ela proporciona agilidade nos processos automáticos, reduz o desperdício, diminui o retrabalho e aumenta a produtividade.
Outra vantagem de investir em automação logística é o aumento de vendas. Quando o e-commerce começa a fornecer um serviço mais eficiente, com um frete mais atrativo e variedade de entregas, acaba por agradar os clientes por oferecer mais condições e opções, contribuindo para o aumento da taxa de conversão.
Além disso, com a automação logística, todas as informações e processos são centralizados através de ferramentas que permitem uma visão ampla de todo o processo pelos responsáveis do setor.
Logo, com a centralização das informações, é possível um rápido acesso a dados e informações importantes para o trabalho, inclusive, para prever possíveis falhas. Com informações mais ágeis e seguras, as tomadas de decisões se tornam mais assertivas e contribuem para uma melhor gestão de todo o processo logístico.
Conte com uma empresa de terceirização que ofereça tudo isso
A automação é um grande diferencial para quem busca elevar o patamar do e-commerce, mas é importante que toda a logística também esteja bem estruturada e amparada para atender à demanda.
Por isso, já existem no mercado empresas especializadas na terceirização dos processos logísticos, que, além de contar com automação logística, também oferecem todo aparato necessário para a otimização dos processos, como uma equipe treinada e qualificada.
A ULOCK, por exemplo, é um ecossistema completo para lojas virtuais. Além de oferecer as soluções ideais para sua logística, ainda conta com tecnologias de última geração que otimizam todos os processos.
De que forma?
A ULOCK utiliza o sistema WMS (Warehouse Management System). Trata-se de um software de gestão de armazém que consegue gerenciar estoque, espaço e equipamentos. Além disso, a ferramenta ajuda na localização de produtos, diminui os custos de armazenagem e gera informações específicas sobre estoque.
Os clientes conseguem acompanhar seus estoques 24 horas de maneira completa com base em controle de inventário com leitor de código de barras. Além disso, o sistema permite que ele veja, em tempo real, todo o ciclo de suas mercadorias dentro do armazém até o despacho para o cliente final.
O código de barras é utilizado pela ULOCK para os processos de armazenagem das mercadorias em seus boxes destinados aos estoques. Os itens são alocados conforme a conferência de leitores de código de barras e são organizados de acordo como SKU (Stock Keeping Units) do seu negócio.
Saiba mais sobre as vantagens da terceirização de logística neste artigo: “Terceirização: vantagens de se centralizar a sua logística de e-commerce”.
Conheça mais sobre a ULOCK! Temos soluções logísticas para e-commerce que atendem todos os tipos e tamanhos de operações.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre logística, self storage, coworking, etc.